Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3446

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amurí Amaral Ribeiro
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Outros membros Byanca Talarico de Araújo
Título A consciência negra nas escolas de Viçosa
Resumo A LDB define, orienta e regulariza as bases do sistema de ensino brasileiro. A LDB é uma lei recente, sendo que a escravidão foi proibida no Brasil em 1888, há mais de sessenta anos antes da primeira citação à LDB, de 1951. Porém, é só em 2004 que se terá a lei 10.639/2003, que faz com que se tenha a obrigatoriedade do ensino de conteúdo referente à trajetória do negro no Brasil e à comemoração do Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro do calendário escolar.
A inserção do Dia da Consciência Negra e de conteúdo de história específico dentro do sistema educacional, são frutos da luta por reconhecimento e por mudança que vem sendo realizada por diversas entidades que fazem parte do que se habituou chamar de movimento negro. Apesar da lei já estar em vigência, existe uma dificuldade de se colocar em prática essas medidas, o que expressa a própria importância do tema, que ao ser bem trabalhado pode servir como mecanismo de reflexividade dentro da escola, formando cidadãos mais conscientes da diversidade de seu país e diminuindo o preconceito etnorracial.
O objetivo deste trabalho é apresentar resultados preliminares de uma pesquisa sobre a diversidade étnico-racial e a abordagem escolar sobre o tema, em quatro escolas públicas de Viçosa-MG. Estas possuem perfis diferenciados e se localizam em regiões diferentes da cidade. Nossa hipótese é de que estas escolas, embora sejam públicas e de perfil aproximado, têm uma relação muito diferenciada com a problemática do racismo, sendo isso influenciado tanto pelo perfil dos alunos como dos docentes.
O trabalho foi desenvolvido como parte das atividades dos bolsistas do PIBID de Sociologia da UFV, sendo que as escolas escolhidas para a pesquisa foram as mesmas escolas em que atua o PIBID de Sociologia (Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, E. E. Raul de Leoni, E. E. Effie Rolfs e Escola Estadual José Lourenço de Freitas). Como metodologia de pesquisa, foi realizada a aplicação de questionários nas escolas, com perguntas referentes ao tema da diversidade étnico-racial, buscando identificar se o tema foi trabalhado com os alunos e se o preconceito étnico-racial faz parte da realidade dos alunos.
Palavras-chave racismo, educação, diversidade étnico-racial
Forma de apresentação..... Painel
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