Resumo |
INTRODUÇÃO: A medicina laboratorial é uma especialidade responsável pela realização de exames complementares à prática clínica médica, sendo a coleta de sangue venoso uma das técnicas mais utilizadas nos serviços de saúde. O ensino desta subárea da medicina, como a educação médica de modo geral, vem sendo reformulado de modo a incluir novas metodologias, uma delas o uso de materiais audiovisuais. OBJETIVO: O presente trabalho relata a confecção e a validação de documentários para ensino de Medicina Laboratorial, tendo como base o subtema coleta de sangue venoso. METODOLOGIA: O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa e todos participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e a autorização para veiculação de sua imagem no DVD. As gravações foram feitas em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFV) e com o Laboratório de Análises Clínicas da Divisão de Saúde da UFV (LAC/DSA). Para validação foram utilizados três diferentes instrumentos: portfólios, grupos-focais aplicados aos autores e questionários aplicados em diferentes públicos que assistiram o vídeo. RESULTADO/DISCUSSÃO: Foram obtidos mais de 60 minutos de filmagem, editados para um documentário de 18 minutos. Em nossos dados, 78% dos avaliadores classificaram-no em uma das duas categorias, como “melhor” e “muito melhor” do que o ensino tradicional. Isso mostra a grande aceitação do novo método de ensino e que o uso de recursos audiovisuais permite a criação de ferramentas úteis a serem usadas no âmbito educacional. A análise dos portfólios e dos depoimentos feitos pela equipe responsável por este trabalho tem mostrado as dificuldades em lidar com desenvolvimento de um material inovador, contudo, o trabalho interdisciplinar e a realização do grupo focal reduziram as falhas do conteúdo apresentado e permitiram alcançar um trabalho de ótima qualidade. CONCLUSÃO: Após aplicação dos questionários, foi constatado que os recursos audiovisuais funcionam como um bom método de ensino, complementar ao ensino tradicional. Este estudo não postula, porém, a superioridade de um método em relação ao outro, apenas afirma que o uso de documentários mostrou-se como um eficaz e importante instrumento didático para auxílio no ensino. Ele não substitui o professor, o qual permanece como um mediador de todo o processo de ensino/aprendizagem. |