Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3441

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, FUNARBE, Outros
Primeiro autor Marciano Robson de Miranda
Orientador LUCIANA MOREIRA LIMA
Outros membros Victor Marcelino Mendes Martins de Carvalho, Wanderlúcio Rodrigues Andrade
Título Produção de documentário para o ensino de medicina laboratorial
Resumo INTRODUÇÃO: A medicina laboratorial é uma especialidade responsável pela realização de exames complementares à prática clínica médica, sendo a coleta de sangue venoso uma das técnicas mais utilizadas nos serviços de saúde. O ensino desta subárea da medicina, como a educação médica de modo geral, vem sendo reformulado de modo a incluir novas metodologias, uma delas o uso de materiais audiovisuais. OBJETIVO: O presente trabalho relata a confecção e a validação de documentários para ensino de Medicina Laboratorial, tendo como base o subtema coleta de sangue venoso. METODOLOGIA: O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa e todos participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e a autorização para veiculação de sua imagem no DVD. As gravações foram feitas em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFV) e com o Laboratório de Análises Clínicas da Divisão de Saúde da UFV (LAC/DSA). Para validação foram utilizados três diferentes instrumentos: portfólios, grupos-focais aplicados aos autores e questionários aplicados em diferentes públicos que assistiram o vídeo. RESULTADO/DISCUSSÃO: Foram obtidos mais de 60 minutos de filmagem, editados para um documentário de 18 minutos. Em nossos dados, 78% dos avaliadores classificaram-no em uma das duas categorias, como “melhor” e “muito melhor” do que o ensino tradicional. Isso mostra a grande aceitação do novo método de ensino e que o uso de recursos audiovisuais permite a criação de ferramentas úteis a serem usadas no âmbito educacional. A análise dos portfólios e dos depoimentos feitos pela equipe responsável por este trabalho tem mostrado as dificuldades em lidar com desenvolvimento de um material inovador, contudo, o trabalho interdisciplinar e a realização do grupo focal reduziram as falhas do conteúdo apresentado e permitiram alcançar um trabalho de ótima qualidade. CONCLUSÃO: Após aplicação dos questionários, foi constatado que os recursos audiovisuais funcionam como um bom método de ensino, complementar ao ensino tradicional. Este estudo não postula, porém, a superioridade de um método em relação ao outro, apenas afirma que o uso de documentários mostrou-se como um eficaz e importante instrumento didático para auxílio no ensino. Ele não substitui o professor, o qual permanece como um mediador de todo o processo de ensino/aprendizagem.
Palavras-chave Educação Médica, flebotomia, Medicina Laboratorial
Forma de apresentação..... Painel
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