Resumo |
O presente trabalho é resultado do estudo de interações com finalidades educacionais realizadas no contexto virtual através da ferramenta do chat. Tendo isso em vista, buscou-se compreender melhor a organização dos tópicos discursivos em uma aula on-line e também as possíveis digressões que podem vir a surgir. Sabe-se que o professor assume a tarefa de escolher os tópicos discursivos que serão trabalhados durante a aula e, além disso, ele deve gerenciar a organização dos mesmos no decorrer de tal evento comunicativo para que suas metas sejam alcançadas com sucesso até o término da aula. O estudo das diferentes formas de interações entre educador e aluno em diferentes contextos é importante, pois pode ajudar a refletir e até mesmo a esclarecer sobre questões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, já que é possível descobrir vantagens e também localizar falhas e alternativas capazes de contribuir para o seu sucesso. Além disso, as práticas pedagógicas baseadas no uso de tecnologias ainda são pouco exploradas pelos professores na sala de aula. Isso ocorre, muitas vezes, por falta de conhecimento do educador sobre o potencial pedagógico dos recursos tecnológicos. Contou-se com o auxílio de teóricos como Marcuschi (2005), Araújo Jr. (2008) e Campos (2008) para se compreender melhor o uso de novas tecnologias no contexto educacional. Utilizou-se também alguns conceitos da Análise Etnometodológica da Conversa, tais como tópico discursivo e digressão. A metodologia empregada para a realização da pesquisa tem caráter qualitativo, já que se tem como interesse analisar e refletir sobre interações on-line entre professor e alunos. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se como corpus do trabalho uma aula lecionada no mestrado de Letras de uma universidade pública. Ela foi realizada através da ferramenta chat disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (PVANet). A partir deste trabalho, compreendeu-se um pouco mais sobre a organização tópica durante uma interação entre alunas e professora no ambiente virtual. Dessa forma, percebeu-se que a docente exerceu a importante função de gerenciar os tópicos durante a aula e, portanto, a tecnologia utilizada (chat) não substituiu a professora. Observou-se também que o chat tende a promover uma postura mais autônoma do aluno durante sua aprendizagem, pois ele passa a atuar ativamente na interação, já que ele se torna um participante responsável por também escolher os tópicos e subtópicos que serão trabalhados na aula e, portanto, tal evento comunicativo passa a ser construído conjuntamente por aluno e professor. Além disso, as digressões ocorridas durante a aula não afetam negativamente o seu desenvolvimento e, portanto, promovem uma interação mais centrada nos tópicos responsáveis pela efetivação da aula. |