Resumo |
A capacitação docente é uma ferramenta primordial no processo educativo, sendo proposta pelo Plano Nacional de Educação, merecendo grandes atenções por garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. É essencial que ela seja constante, assegurando aos profissionais uma boa qualificação. Diante desta importância, esta pesquisa tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas para capacitação de professores de escolas públicas de Amparo do Serra – MG. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário composto por 16 questões fechadas, destinado a 26 professores desta cidade, tendo 22 participantes após assinatura de termo de consentimento. Desses, 82% são do sexo feminino e 18%, com idades inferiores a 40 anos (23%), entre 40 e 49 (50%) e 27% acima de 50, com formação superior e pós-graduação lato sensu (23%) sendo que 54,5% dos docentes são habilitados em cursos de licenciaturas. Quanto à atuação docente, 50% atua em mais de uma escola (municipal e estadual), sendo que um exerce sua função em instituição privada de ensino. Dos participantes, 50% tem mais de 20 anos de experiência e 72,7% (16) foram selecionados por concurso público, atuando na educação infantil (1), 1º ao 3º anos do ensino fundamental (6), 4º e 5º anos (2), 6º ao 9º (12) e ensino médio (9). Quanto à existência de plano de carreira docente, 77,5% (17) afirmam existir tal implantação, 13,5% (3) disseram não e 9% (2) não souberam informar ou não responderam. Para 31,8% (7), o plano de carreira estimula os professores na busca de formação/capacitação constante, 31,8% (7) afirmam que não estimula tal formação, 18,2% (4) não souberam informar ou não responderam. Quanto aos benefícios salariais relacionados à capacitação/formação, 31,8% (7) dizem constar neste documento tais previsões para capacitação docente, 22,8% afirmam não constar especificações para este fim, enquanto 27,2% (6) não souberam informar e outros 18,2% não responderam. Em relação à oferta, por órgãos/instituições públicas, de cursos para capacitação dos professores, 54,5% afirmam que esse fato não ocorre, 9% (2) asseguram que frequentemente ou esporadicamente (27,2%) é oferecido, sendo, para tanto, convocados (13,5%), indicados (4,5%) ou quando manifestam interesse (4,5%). Estes cursos são total (9%) ou parcialmente (4,5%) custeados por órgãos públicos, ao passo que três deles (13,5%) utilizam recurso financeiro próprio. Dentre as capacitações que gostariam participar, um deles (4,5%) cita a graduação, 36% (8) indicam o mestrado, 13,5% a pós-graduação lato sensu, 9%, o doutorado, 13,5% mencionam cursos de curta duração, dentre outras. A pouca oferta de cursos para capacitação docente, a falta de conhecimento sobre o plano de carreira, a ausência de motivação são fatores relevantes para ampliar a formação dos professores. O interesse em continuar os estudos em nível de graduação e pós-graduação favorece a ampliação da capacitação dos docentes dessa cidade. |