Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3434

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Angélica Martins da Silva
Orientador FREDERICO ASSIS CARDOSO
Outros membros Amanda de Carvalho, Grayce Kelly Silva Costa, Tamires Borges de Carvalho
Título Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: reflexões sobre as vivências e aprendizagens de acadêmicas do Curso de Pedagogia na Escola Estadual Santa Rita de Cássia no Município de Viçosa- Minas Gerias
Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é promovido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do PIBID é propiciar aos graduandos e às graduandas dos cursos de licenciatura a iniciação à docência e aos educadores da Educação Básica um processo de formação; de maneira a articular uma troca de saberes entre teoria e prática. O PIBID do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) proporciona a inserção de estudantes nas escolas do município de Viçosa/MG para que sejam desenvolvidos projetos em colaboração com as professoras e coordenados por docentes da Universidade. Na Escola Estadual Santa Rita de Cássia em relação aos educandos do 1º ano do Ensino Fundamental verificando-se dificuldades na leitura e escrita. Para isso, foi instituído um projeto com o tema "Gêneros Textuais", de modo a qualificar e potencializar o processo de ensino de aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Diante do exposto, o objetivo desta comunicação é relatar as experiências de graduandas do Curso de Pedagogia. A metodologia empregada para a realização do trabalho foi constituída a partir de um cronograma com observações e participações nas aulas ministradas pelos educadores e na aplicação de oficinas quinzenais contendo uma hora e quarenta minutos sobre leitura e escrita, direcionadas aos estudantes da escola. Isso propicia um envolvimento com a turma e o conhecimento da prática cotidiana de uma sala de aula. Os resultados das ações propostas tem contribuído para a qualidade do processo educativo dos educandos e das educandas. Conclui-se que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência está formando futuros docentes reflexivos com uma concepção de aprendizagem envolvendo práticas de letramento e alfabetização; bem como proporcionando um sistema de ensino e aprendizagem que favorece o educando, o educador e todos os indivíduos presentes no ambiente escolar.
Palavras-chave PIBID, Troca de saberes, Experiências pedagógigas
Forma de apresentação..... Painel
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