ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, diversidade e inclusão |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Angélica Martins da Silva |
Orientador |
FREDERICO ASSIS CARDOSO |
Outros membros |
Amanda de Carvalho, Grayce Kelly Silva Costa, Tamires Borges de Carvalho |
Título |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: reflexões sobre as vivências e aprendizagens de acadêmicas do Curso de Pedagogia na Escola Estadual Santa Rita de Cássia no Município de Viçosa- Minas Gerias |
Resumo |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é promovido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do PIBID é propiciar aos graduandos e às graduandas dos cursos de licenciatura a iniciação à docência e aos educadores da Educação Básica um processo de formação; de maneira a articular uma troca de saberes entre teoria e prática. O PIBID do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) proporciona a inserção de estudantes nas escolas do município de Viçosa/MG para que sejam desenvolvidos projetos em colaboração com as professoras e coordenados por docentes da Universidade. Na Escola Estadual Santa Rita de Cássia em relação aos educandos do 1º ano do Ensino Fundamental verificando-se dificuldades na leitura e escrita. Para isso, foi instituído um projeto com o tema "Gêneros Textuais", de modo a qualificar e potencializar o processo de ensino de aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Diante do exposto, o objetivo desta comunicação é relatar as experiências de graduandas do Curso de Pedagogia. A metodologia empregada para a realização do trabalho foi constituída a partir de um cronograma com observações e participações nas aulas ministradas pelos educadores e na aplicação de oficinas quinzenais contendo uma hora e quarenta minutos sobre leitura e escrita, direcionadas aos estudantes da escola. Isso propicia um envolvimento com a turma e o conhecimento da prática cotidiana de uma sala de aula. Os resultados das ações propostas tem contribuído para a qualidade do processo educativo dos educandos e das educandas. Conclui-se que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência está formando futuros docentes reflexivos com uma concepção de aprendizagem envolvendo práticas de letramento e alfabetização; bem como proporcionando um sistema de ensino e aprendizagem que favorece o educando, o educador e todos os indivíduos presentes no ambiente escolar. |
Palavras-chave |
PIBID, Troca de saberes, Experiências pedagógigas |
Forma de apresentação..... |
Painel |