Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3430

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração, gestão e ordenamento territorial e ambiental
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Luíza Amália Soares Franklin
Orientador DEBORA CARNEIRO ZUIN
Título O Processo de Internacionalização do Ensino Superior no Brasil: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Viçosa
Resumo Ainda na Idade Média, a troca de conhecimento entre culturas diferentes era vista como algo engrandecedor e fundamental nas universitas. Tais instituições recebiam o nome de “Comunidades Internacionais”, pois buscavam a universalidade do conhecimento e do saber. Atualmente, Gacel-Ávila (1999, p. 38) afirma que o “processo de internacionalização deve ser visto como uma abertura institucional para o exterior”. Sendo assim, tal processo deve ser parte integral dos planos de desenvolvimento, planejamento estratégico e políticas gerais das instituições de educação superior. Considerando a relevância que a globalização trouxe para todos os tipos de relações entre países diferentes e as consequências de tais relações, observou-se a importância de se estudar em profundidade o processo de internacionalização em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Criada em 1922 pelo Presidente Arthur da Silva Bernardes, a instituição teve seu processo de estruturação e implementação liderado pelo professor norte-americano Dr. Peter Henry Rolphs, o que significa que, desde sua concepção, ela tem sido preparada para seguir os padrões globais de excelência em ensino, pesquisa e extensão. Para realizar este estudo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória em forma de estudo de caso descritivo que utilizou de revisão bibliográfica - sobre o assunto em termos gerais e a unidade de análise - e de entrevista semi-estruturada - com as autoridades envolvidas no processo atualmente - para a obtenção completa
de informações pertinentes. O objetivo geral deste estudo foi analisar o processo de internacionalização da UFV, fazendo um levantamento de dados que envolvem desde sua criação ao contexto atual e buscando entender como se desenvolveu a internacionalização do ensino Superior no Brasil, para uma compreensão ainda mais ampla de como o cenário nacional e as políticas governamentais influenciaram no processo que vem sendo desenvolvido na UFV. Análises preliminares compreendem que o caráter internacional precoce da UFV levou ao destaque da Instituição quanto ao seu processo de internacionalização em comparação com
outras IES brasileiras, ao desenvolvimento de várias iniciativas pioneiras – como a defesa da primeira dissertação de mestrado no Brasil, e ao seu reconhecimento no cenário internacional.
Palavras-chave Internacionalização, ensino superior, Universidade Federal de Viçosa.
Forma de apresentação..... Oral
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