Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3428

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Meire Cristina Silvério Gomes
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Gislaine Aparecida de Assis Soares, MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO, Maria Imaculada De Freitas Cardoso , Sandra Regina Ferreira
Título Desafios e Conquistas na Atuação como Bolsistas PIBID-Educação Infantil.
Resumo O presente trabalho trata de relatos de experiências das Bolsistas do PIBID - Educação Infantil na E. M. Pres Getúlio Dornelles Vargas, localizada no Distrito de S. José do Triunfo, Viçosa. O público alvo são 42 crianças do 1º período e 2º período que frequentam a escola no período da manhã e da tarde. O primeiro contato com a Instituição foi uma visita realizada juntamente com as coordenadoras do PIBID-Educação Infantil culminando em uma reunião com as professoras, supervisoras e diretora da Escola com objetivo de apresentar a proposta e conhecer a infraestrutura da Instituição. As ações realizadas com as crianças, nessa primeira etapa, ocorreram por meio do projeto “Descobrindo o Mundo Mágico das Divertidas Histórias Infantis” onde abordamos várias histórias com diferentes recursos. Após os momentos de contação de historias desenvolvemos atividades que abrangem as múltiplas linguagens relacionadas ao tema discutido nas histórias. O objetivo deste trabalho foi de aprimorar a qualidade do atendimento às crianças levando atividades adequadas para as faixas etárias de uma forma lúdica e prazerosa desenvolvendo nas crianças o gosto pela leitura e o uso das diferentes linguagens, bem como possibilitar as bolsistas vivências e reflexões sobre a formação e a prática docente. Os resultados obtidos, até o momento, evidenciam uma mudança significativa no que se refere à forma como as atividades são propostas e desenvolvidas pelas bolsistas, deixando-as mais lúdicas e concretas. Fica evidenciado, partir da nossa atuação, que essa forma de abordagem junto às crianças está contribuindo para a nossa formação acadêmica, bem como na mudança de prática das professoras da Educação Infantil da Escola. Para ensinar é necessário, além de saber algo, saber como ensinar esse algo. E para isso deve-se compreender o processo pelo qual se constroem esses conteúdos do mundo. Ou seja, para ensinar e, principalmente, para deixar o outro aprender, tem-se que dominar a técnica, o conteúdo e o processo de aprendizagem de determinados conteúdos (NEVES; BARRETO, 2013). Nossos desafios na Instituição estão se concretizando nessa perspectiva. Dentre esses desafios destacamos: abordar a temática do projeto deixando a criança ser autônoma, deixando-as levantar suas hipóteses e construir seus próprios conhecimentos; participar juntamente com as professoras na elaboração do planejamento das atividades e trabalhar em equipe formando uma boa gestão na Instituição para que deixemos de ser “diretivistas” e proporcionemos às crianças experiências ricas e necessárias para o conhecimento do mundo que a cerca. Assim, esperamos que elas desenvolvam o gosto pela leitura e construam conhecimentos nas diferentes linguagens. Conclui-se que o trabalho desenvolvido na Instituição tem se mostrado eficiente onde estamos tendo oportunidade de integrar a teoria à prática, considerando as especificidades da nossa formação docente e da formação das crianças atendidas.
Palavras-chave Educação Infantil, Formação de Professores, Literatura Infantil.
Forma de apresentação..... Oral
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