Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3422

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Biologia, produção e manejo animal
Setor Departamento de Biologia Animal
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor José Carlos de Oliveira Junior
Orientador ANA LUCIA SALARO
Outros membros Frederico Werneck Lima, Isabel Gertrudes Arrigui de Araújo Neves, Luiz Thiago Versiani Miranda, Raully Lucas Silva
Título Avaliação histológica do tubo digestivo de lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax altiparanae) alimentados com dietas contendo levedura (Saccharomyces cerevisia).
Resumo A levedura do álcool (Saccharomyces cerevisiae) vem sendo utilizada como probiótico em rações das mais diversas espécies de animais. Para peixes, estudos realizados com dietas contendo a levedura do álcool têm demonstrado sua ação na melhoraria do sistema imune inespecífico, aumentando a resistência dos animais contra infecções bacterianas. O conhecimento da morfologia e histologia do tubo digestivo dos peixes poderá ajudar a elucidar o efeito desse ingrediente na composição das dietas desses animais sobre o crescimento dos mesmos. Esse conhecimento também irá direcionar indústrias processadoras de rações, no intuito da formulação e fabricação de dietas que possam atuar na melhoria da digestão e absorção dos nutrientes pelo organismo animal. O lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax altiparanae) é cultivado em várias regiões brasileiras, é uma espécie onívora, de rápido crescimento e com excelente aceitação pelo mercado consumidor. Assim, com o presente estudo objetivou-se avaliar o efeito da levedura (Saccharomyces cerevisiae) sobre a histomorfometria intestinal de lambaris-do-rabo-amarelo. Este projeto foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais de Produção da Universidade Federal de Viçosa CEUAP/UFV, como parte do processo nº 22/2013, estando de acordo com os princípios éticos da experimentação animal, estabelecido pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA e com a legislação vigente. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos (0,0; 5,0; 10,0; 15,0; 20,0 e 25,0g da levedura S. cerevisiae/Kg de ração) e cinco repetições. Lambaris-do-rabo-amarelo com peso médio de 1,89±0,10g foram alimentados por 90 dias com as dietas experimentais. Ao final do período experimental, cinco peixes por repetição de cada tratamento foram coletados aleatoriamente e eutanasiados com óleo de cravo (400mg/L de água) para a extração do intestino. Foram realizadas análises da altura e largura das vilosidades intestinais, número de células caliciformes por vilosidade e espessura da túnica muscular. A área de superfície aparente das vilosidades foi obtida pela multiplicação das medidas da altura e largura média das vilosidades. Os dados obtidos foram submetidos ao Teste de Cochran para verificar a homogeneidade de variância, e realizada a análise de variância (ANOVA), ao nível de 10% significância. Em caso de diferença significativa foi realizada análise de regressão. Foi observado efeito linear crescente apenas na área de superfície aparente das vilosidades. Em função das vilosidades intestinais estarem diretamente envolvidas com a absorção de nutrientes pelo intestino, conclui-se que a levedura atuou de forma benéfica, aumentando a área de absorção das vilosidades intestinais de lambaris-do-rabo-amarelo.
Palavras-chave Probiótico, levedura do álcool, microvilosidades
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.