Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3419

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Flávia Xavier de Andrade Lage
Orientador ANDERSON DA CUNHA BAIA
Outros membros JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO, Roberta Barbosa Machado
Título A Copa do Mundo como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental
Resumo Introdução: Este estudo é resultado da nossa reflexão e intervenção na disciplina de Estágio Supervisionado III, que contempla o Ensino Fundamental II, do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, por meio do conteúdo Futebol, com o tema “Copa do Mundo”, em uma escola pública de Viçosa/MG. Objetivo: Refletir acerca da intervenção na Educação Física Escolar – Ensino Fundamental II – por meio do tema “Copa do Mundo”. Metodologia: A metodologia foi construída com base na disciplina de Estágio Supervisionado III, a qual foi organizada da seguinte forma: a) embasamento teórico de temas afins ao ensino fundamental II; b) visita à escola; c) acompanhamentos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II; d) Regências na referida turma. Ancoradas nessa estrutura, utilizamos a observação e analisamos o caderno de campo, que contém anotações acerca das visitas à escola que foram realizadas durante a segunda semana de abril de 2014; anotações dos 6 acompanhamentos de aula do professor de Educação Física do 6º ano realizadas entre abril e maio de 2014, também registradas no caderno de campo; assim como as anotações das 4 regências acerca do tema “Copa do Mundo”, realizada pelas estagiárias no período de 20 de maio a 3 de junho de 2014. Nas regências, os subtemas trabalhados foram: aula 1) Futebol e Copa do Mundo: Qual o conhecimento da turma?; aulas 2 e 3) “Copa do Mundo: Futebol Arte e Futebol Força”; aula 4) “Copa do Mundo feminina e a mulher no futebol”. Resultados: Com base no material analisado, percebemos que educandos foram mais participativos do que educandas na maioria das regências. Acreditamos que a presença menor das meninas pode estar relacionada à própria constituição histórica e cultural do que é mais adequado para meninas e para meninos, sendo o futebol algo mais presente na cultura masculina. No entanto, entendemos que as aulas de Educação Física têm o compromisso social de reverter esse quadro, compreendendo que a cultura corporal é direito de todos (as). Contudo, trabalhar com esse tema foi desafiador e direcionadas por uma prática pedagógica orientada pela inclusão, pela diminuição das desigualdades acerca do acesso ao conhecimento sobre o tema trabalhado, percebemos ao longo das regências maior participação das educandas nas aulas. Assim como aconteceu com algumas alunas que resistiam no início de participar das aulas, havia dois alunos, que por não apresentarem habilidades com o futebol, sentiam-se excluídos. No entanto, quando a prática pedagógica está orientada para a inclusão, conseguimos compreender as causas da resistência e procurar superá-la. Conclusões: Por fim, o estágio nos aproximou a realidade da escola pública e contribuiu para compreendermos que a prática pedagógica é complexa, portanto, necessita planejamento, estudo e sensibilidade para lidarmos com elementos fundamentais – gênero, inclusão, entre outros - para a superação de questões históricas da Educação Física Escolar.
Palavras-chave Estágio Supervisionado, Prática pedagógica, Copa do Mundo
Forma de apresentação..... Painel
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