Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3417

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Micheline Carmem Evangelista
Orientador MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA
Outros membros Beatriz de Oliveira Lima, Jéssica da Rocha Ramos, Jéssica das Dôres de Moraes, Laura Ferenzini Alves, Leandro Baptista, Leticia Maria Borges Ribeiro, Maria Emília Alvarenga Goes de Assis, Mariana Gonçalves Esper Turnes
Título Aproximando saberes: a escravidão negra e suas implicações na formação étnica, cultural e histórica brasileira
Resumo No ano de 2003, foi aprovada a lei 10.639 que tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afrodescendentes nas escolas da rede pública e privada no Brasil. Desde então, os professores foram impelidos a dar conta de uma dupla responsabilidade: a de proporcionar aos alunos a compreensão da relevância da participação africana na construção do nosso país e o de desenvolver atividades que estimulem neles o interesse, criatividade e a visão crítica sobre os temas abordados. A justificativa para este trabalho é o fato de que tal iniciativa não foi acompanhada pela qualificação docente e dos recursos didáticos utilizados em sala de aula, tendo como consequência a apresentação de conteúdos de forma fragmentada, factual e sem vínculo com a realidade dos alunos, bem como a reprodução de imagens estereotipadas e questionáveis sobre o negro no ensino. A fim de colaborar para o preenchimento desta lacuna, propomos como objetivo para o trabalho aqui apresentado, a produção de material para apresentação e estudo sobre a origem da presença afrodescendente e sua importância no Brasil. Este tem como finalidade auxiliar na elaboração e aplicação das atividades desenvolvidas no projeto “Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância”, que se encontra em andamento. Na atual fase, o público-alvo das atividades realizadas é a equipe do referido projeto composta por 15 bolsistas. Ao concluir tal etapa, com o aperfeiçoamento das atividades, espera-se realizar as oficinas com professores da educação infantil e das séries iniciais. A metodologia apoia-se na pesquisa e atividade prática, sendo realizada em três etapas: (1) pesquisa, produção de textos e slides sobre a temática desenvolvida; (2) realização de oficinas, onde o material será exposto ao grupo participante do projeto e (3) comunicação voltada aos professores das séries iniciais e educação infantil. No que tange ao material, foram utilizados, até o momento, a bibliografia pesquisada sobre o Comércio Transatlântico de escravos (século XV-XIX), além de fontes históricas textuais e iconográficas da época, num esforço de adequar e aproximar a linguagem dos estudos acadêmicos sobre a África e cultura afrodescendente à realidade escolar. Nas oficinas discutimos os aspectos relativos ao conteúdo e a aplicação deste nas atividades escolares desenvolvidas no projeto. Tal experiência tem o propósito de possibilitar o aprimoramento do material a partir das demandas, questionamentos e reflexões suscitadas para que, enfim, possa ser apresentado aos educadores através de minicursos ou seminários, e deste modo contribuir para a formação e instrumentalização dos mesmos no exercício escolar.
Palavras-chave História, África, Brasil.
Forma de apresentação..... Painel
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