Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3412

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriela Freire Sader
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros DEBORA CARVALHO FERREIRA, Gisele Roberta Nascimento, Isabela Pereira Vicente, Jardel Fellipe de Lima e Silva, Joselice de Souza Barbosa, Ramon Augusto Ferreira de Souza, Samuel Henrique Vieira Oliveira, Vanessa Vieira Coutinho
Título A experiência de alunos da Universidade Federal de Viçosa no Projeto Rondon: Lição de Vida e Cidadania
Resumo O Projeto Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de universitários na busca de estratégias que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades interioranas, em sua maior parte, em situações de vulnerabilidade social. Pretende-se, pois,ampliar o bem estar da população e colaborar para a qualificação de agentes multiplicadores, potencializando seus talentos com vistas a transformação das realidades onde vivem. É coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio logístico e segurado das Forças Armadas Brasileira. As atividades são desenvolvidas de acordo com as necessidades do município. Assim, responder às necessidades locais permite ao jovem rondonista maior contato com um Brasil que até então só lhe era conhecido por histórias e manchetes de jornal. A imersão do rondonista em uma realidade social marcada por vulnerabilidades tem por intuito incentivar no aluno espírito de responsabilidade social e produção de projetos coletivos locais em parceria com as comunidades. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência em extensão vivenciada pelo grupo de rondonistas da Universidade Federal de Viçosa que participaram da Operação Guararapes, no município de Quipapá – PE, entre os dias 18 de julho e 1 de Agosto de 2014. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência. Resultados: Foram desenvolvidas 60 oficinas com temas sobre saúde, educação, direitos humanos e cultura as quais foram coordenadas por duas docentes e oito discentes da UFV de diversos cursos. As oficinas foram planejadas de acordo com a demanda do município. O público alvo foi a comunidade e agentes multiplicadores, como professores, profissionais da saúde, merendeiras e gestores. As oficinas realizadas proporcionaram o desenvolvimento de competências e habilidades pedagógicas bem como do âmbito pessoal como as referentes ao relacionamento interpessoal,ética, organização, concentração e motivação. Os métodos utilizados para orientar todo o público da oficina envolveu o método da problematização e a utilização de recursos participativos propondo a tríade ação-reflexão-ação como precursora para a ressignificação e transformação do agir cotidiano do homem no mundo em que vive. Destaca-se o esforço da equipe para construir novos conhecimentos a partir da troca de saberes com os munícipes. A mobilização dos gestores municipais e dos outros equipamentos sociais existentes, como rádio comunitária, igreja e escolas, fizeram com que todas as atividades planejadas pela equipe da UFV pudessem ocorrer com êxito. Considerações finais: As atividades proporcionaram um espaço de discussão e orientação que contribuíram para a aproximação e troca de saberes e afetos entre a população e os universitários. O Rondon proporcionou efetivo crescimento pessoal e humano, provocando inquietações e despertando nos envolvidos um verdadeiro espírito de voluntariado para a mobilização do contexto onde vivemos.
Palavras-chave Projeto Rondon, relato de vivência, cidadania
Forma de apresentação..... Oral
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