Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3407

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rondinelli Pereira da Silva
Orientador PROSPERO BRUM PAOLI
Outros membros Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Lucas Rogério dos Reis Caldas, Victor Lana Gonçalves
Título Relato de experiência: Intervenção pedagógica no Programa Segundo Tempo Universitário da modalidade basquetebol
Resumo Introdução: O basquetebol é uma modalidade muito dinâmica e muito atrativa pelas características de acertar um alvo ser às vezes bem difícil e muito prazerosa quando atingida. Assim o basquetebol entra como modalidade do Programa do Ministério do Esporte Segundo Tempo Universitário do Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de jovens universitários, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Os universitários beneficiados tem as idades aproximadas entre 17 a 30 anos. Através das intervenções feitas pelos monitores esportivos, proporcionamos uma atividade física e esportiva, ajudando jovens a adquirirem autonomia e independência, autoestima, relações pessoais e equilíbrio emocional inter-relacionados com a vida acadêmica que as vezes pode ser um tanto quanto turbulenta em função das altas cargas horárias de estudo. Objetivos: O objetivo geral do PST universitário e especificamente a modalidade basquetebol é democratizar o acesso a prática esportiva do basquetebol na comunidade acadêmica, seguindo os princípios do esporte educacional, especialmente os de não seletividade, evitar a hipercompetitividade e universalidade buscando democratizar o acesso à prática esportiva. Descrição das principais ações: Das principais ações podemos citar: Era oferecida para os beneficiados duas aulas por semana com duração de cinquenta minutos, e dentro do planejamento das intervenções trabalhamos a vivência das técnicas e táticas básicas da modalidade basquetebol, como aprendizado da mecânica do arremesso, aprendizado de dribles, formação de defesa individual e etc. Resultados alcançados até o momento e conclusões: Percebemos que pelo basquetebol não ser um esporte tão difundido nas mídias brasileiras, escolas e etc., conseguimos até o momento uma aderência muito boa para pratica da modalidade em ambos os sexos, independente se já tinham praticado ou não a modalidade, justifico que a estratégia metodologia de esporte educacional foi determinante para maior aderência e conquista de permanência e prática dos beneficiados na modalidade e até no despertar da busca pela prática nos horários livres durante as atividade acadêmicas dos universitários, transformando a prática do basquetebol em uma atividade constante no seu dia a dia. Concluímos assim que qualquer prática seja ela popular ou não, se oportunizada e ministrada de forma adequada aos objetivos propostos pode ser vivenciada, aderida, prazerosa e muito bem aceita pelo público universitário.
Palavras-chave Basquetebol, esporte educacional, PST
Forma de apresentação..... Painel
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