Resumo |
Introdução: O basquetebol é uma modalidade muito dinâmica e muito atrativa pelas características de acertar um alvo ser às vezes bem difícil e muito prazerosa quando atingida. Assim o basquetebol entra como modalidade do Programa do Ministério do Esporte Segundo Tempo Universitário do Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de jovens universitários, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Os universitários beneficiados tem as idades aproximadas entre 17 a 30 anos. Através das intervenções feitas pelos monitores esportivos, proporcionamos uma atividade física e esportiva, ajudando jovens a adquirirem autonomia e independência, autoestima, relações pessoais e equilíbrio emocional inter-relacionados com a vida acadêmica que as vezes pode ser um tanto quanto turbulenta em função das altas cargas horárias de estudo. Objetivos: O objetivo geral do PST universitário e especificamente a modalidade basquetebol é democratizar o acesso a prática esportiva do basquetebol na comunidade acadêmica, seguindo os princípios do esporte educacional, especialmente os de não seletividade, evitar a hipercompetitividade e universalidade buscando democratizar o acesso à prática esportiva. Descrição das principais ações: Das principais ações podemos citar: Era oferecida para os beneficiados duas aulas por semana com duração de cinquenta minutos, e dentro do planejamento das intervenções trabalhamos a vivência das técnicas e táticas básicas da modalidade basquetebol, como aprendizado da mecânica do arremesso, aprendizado de dribles, formação de defesa individual e etc. Resultados alcançados até o momento e conclusões: Percebemos que pelo basquetebol não ser um esporte tão difundido nas mídias brasileiras, escolas e etc., conseguimos até o momento uma aderência muito boa para pratica da modalidade em ambos os sexos, independente se já tinham praticado ou não a modalidade, justifico que a estratégia metodologia de esporte educacional foi determinante para maior aderência e conquista de permanência e prática dos beneficiados na modalidade e até no despertar da busca pela prática nos horários livres durante as atividade acadêmicas dos universitários, transformando a prática do basquetebol em uma atividade constante no seu dia a dia. Concluímos assim que qualquer prática seja ela popular ou não, se oportunizada e ministrada de forma adequada aos objetivos propostos pode ser vivenciada, aderida, prazerosa e muito bem aceita pelo público universitário. |