Resumo |
O presente trabalho busca relatar as experiências obtidas no primeiro semestre de 2014 do Projeto de Extensão “Formação Inicial e Continuada: Entrelaçando Cotidianos”, com o objetivo de estabelecer diálogos e troca de saberes entre os estudantes de Pedagogia, outras licenciaturas, Gestores, Coordenadores de escolas, professores do Ensino Superior, professores da Educação Básica e demais interessados. Para que isso se torne possível, há dois meios de interação com seus participantes: por meio de um blog e por encontros presenciais. O blog utiliza o facebook para a divulgação dos encontros presenciais e para fomentar reflexões e discussões. Para isso, nesta página são postados charges, tirinhas, notícias, documentários, relatos de experiência, entre outros. A partir de fevereiro desse ano, começamos a realizar observações participantes em uma escola municipal no centro da cidade de Viçosa, a fim de que pudéssemos compreender as vivências, experiências e dificuldades enfrentadas pelos professores de forma a facilitar esse elo que buscávamos estabelecer entre a universidade e a rede escolar de viçosa. Estarmos inseridas no cotidiano escolar nos possibilitou estabelecer uma relação de cooperação com as professoras regentes de turmas, pois em diversos momentos fomos procuradas para opinar ou até mesmo sugerir leituras acerca de alguma dificuldade encontrada. E ao surgir essa procura, nos movimentamos a procurar meios de resolver os impasses coletivamente. Portanto, esse projeto contribui não só com a formação inicial dos estudantes de licenciatura, mas também com a formação continuada de maneira que os diferentes saberes se entrelaçam criando redes de conhecimento e reflexão sobre a prática pedagógica. Buscamos sempre fugir da tradicional compreensão de formação que atua para “mudar” o discurso e a prática das professoras, persuadindo-as no sentido de “ditar” uma forma de ser e pensar o ensino e a escola. Ao contrário, trabalhamos sempre partindo do cotidiano dos diferentes sujeitos, para assim ir desenhando, tecendo outras relações, permitindo outras formas de ver, pensar e compreender a política educativa, a escola e os professores. |