Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3399

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, Outros
Primeiro autor Deisy Guimarães Carneiro
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Fábio Oliveira Guimarães da Silva
Título Jogo da memória virtual: uma proposta lúdica para o ensino de Biologia Celular
Resumo Em uma sociedade globalizada, onde a tecnologia computacional representa um grande atrativo para o público infanto-juvenil, o ensino virtual torna-se uma ferramenta de grande importância no contexto da educação. Além disso, o uso de jogos educativos tem como objetivo o desenvolvimento lógico e cognitivo, e a construção de conhecimentos. Diante disso, a escola pode promover a inclusão digital e explorar mais esse universo, de forma que os jogos virtuais não sejam utilizados apenas como forma de entretenimento, mas também como uma ferramenta no processo ensino aprendizagem. Compreendendo a importância da diversificação de recursos e materiais didáticos, de modo a facilitar o ensino e tornar as aulas mais divertidas e atraentes para os alunos, bem como auxiliar o professor no preparo de aulas mais dinâmicas, este trabalho propõe a aplicação de um jogo de memória virtual, como ferramenta no ensino de Biologia Celular. O jogo foi criado no programa Adobe Flash Player CS5, no formato swf e aborda conceitos relacionados às diferentes organelas/estruturas celulares e suas funções. O jogo foi aplicado em uma turma com 28 alunos, da primeira série do Ensino Médio, após uma aula expositiva, ministrada pelo professor da turma. Antes da aplicação do mesmo foi realizado um pré-teste contendo 8 questões sobre o tema, para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto e a média total de acertos foi de 3,03. Após o jogo foi aplicado um pós-teste, com as mesmas questões do teste anterior, acrescido de 2 questões com o intuito de avaliar a contribuição do jogo para a aprendizagem do conteúdo. Nesse a nota média foi 5,77. Além disso, 90% dos alunos avaliaram positivamente o jogo, e 97% gostariam que outros conteúdos de biologia, como também de outras áreas fossem abordados utilizando como metodologia o jogo da memória ou outros tipos de jogos virtuais. Diante desses resultados, o jogo da memória virtual demonstrou ser uma forma válida para trabalhar conceitos de forma lúdica envolvendo as novas tecnologias, tornando a aprendizagem mais significativa, descontraída e interessante. Promovendo assim, um aumento na qualidade do ensino.
Palavras-chave ensino, biologia celular, jogo virtual
Forma de apresentação..... Painel
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