Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3395

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Hugo Alves Marinho
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Outros membros Franciely Inês dos Santos, Leísa Pires Lima
Título Oficina com Ábaco
Resumo Operações matemáticas como a adição e a subtração são de extrema importância para a continuidade do aprendizado em matemática. Uma boa base matemática com essas operações auxilia o aluno a desenvolver diversos raciocínios e operações ligadas à matemática e a outras áreas do conhecimento. Com este intuito, desenvolvemos um trabalho com os alunos do sexto ano da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, na cidade de Teixeiras- MG. O principal objetivo deste trabalho foi ensinar adição e subtração através do Ábaco, um antigo instrumento de cálculo, que pode ser construído com materiais de baixo custo e de forma simples, permitindo sua utilização em sala de aula. Ao longo das "Oficinas de Ábaco", abordamos o Sistema de Numeração Decimal, adição e subtração de números naturais e buscamos capacitar os alunos a manusearem o Ábaco, a identificarem as ordens do Sistema de Numeração Decimal, entenderem o conceito de agrupamentos, reagrupamentos e valor posicional e também compreenderem os algoritmos das operações de adição e subtração. Os Ábacos utilizados durante as atividades foram confeccionados com materiais simples, como isopor, palitos de madeira, macarrão de furinho, durex, tesoura e papel camurça, sendo possível trabalhar adição e subtração com estes alunos de forma criativa e bastante participativa. Primeiramente, explicamos e exemplificamos como seria o trabalho com o material, qual o significado de cada palito de madeira e de cada macarrão de furinho em sua respectiva posição e ordem no Sistema de Numeração Decimal, por exemplo: Unidade, Dezena, Centena e Unidade de Milhar. Os alunos foram incentivados a participarem das atividades com a utilização de materiais lúdicos, o que facilitou o aprendizado, permitindo-os associarem e entenderem melhor os cálculos com números inteiros. Ao final das atividades observamos que os alunos conseguiram visualizar e compreender melhor como funcionam as operações trabalhadas no Ábaco e também tiveram uma melhor noção do Sistema de Numeração Decimal.
Palavras-chave Oficina, Ábaco, Operações
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.