Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3394

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lais Rosa Oliveira
Orientador ORLANDO PINHEIRO DA FONSECA RODRIGUES
Outros membros Guilherme de Andrade Peres, Isaac Andrade Santece
Título Uma proposta para Melhorar os Métodos de Aplicação de Conteúdos de Física no Ensino Médio
Resumo Ao olharmos para a realidade da educação em nosso país, levando em consideração a nossa sociedade, voltada de forma intensa para os avanços tecnológicos do presente século, não conseguimos enxergá-la como evoluída e com métodos eficazes para um desenvolvimento diferenciado e produtivo dos alunos nas escolas. Quando se trata do conteúdo ministrado nas disciplinas de Física, muitos alunos relutam e criam uma barreira que os impede de se dedicarem e exporem seu potencial no decorrer das aulas, em particular pelo fato do foco excessivamente matemático, no qual os fenômenos são deixados de lado. A partir disto, propusemos um projeto com o objetivo de atingir os alunos de maneira que os mesmos se envolvam com o conteúdo por meio de atividades propostas pelo professor em sala, se interessando por algo que antecipadamente não lhes atraia. Com isso eles passam a ter acesso a um material teórico sintético e de fácil entendimento, um vídeo experimental contendo um roteiro de um experimento de fácil desenvolvimento e que, além de pouco convencional, de baixo custo e que não apresenta risco para os alunos, permitindo que o mesmo possa ser realizado pelos estudantes, de preferência em sala de aula. Há também um breve questionário estimulando-os a raciocinar sobre a funcionalidade do experimento e a pesquisar sobre a aplicação prática até mesmo no seu dia a dia. Finalmente, com o auxílio de simulações computacionais disponíveis livremente na internet, é possível repassar conteúdos com mais atratividade e interatividade, mesmo não sendo experimentalmente no sentido mais estrito, mas utilizando-se de uma metodologia que muito atrai os estudantes. Com isso espera-se tornar claros os conhecimentos teóricos passados pelo professor por meio da interatividade e dessa conexão com o dia a dia. Nesse caso em particular abortaremos conteúdos de Mecânica, em particular oscilações tendo como destaque os assuntos: Efeito Doppler, Pêndulo Físico e Ressonância. Por meio da exposição do conteúdo na forma apresentada nesse projeto, espera-se uma nova visão e disposição dos alunos que passarão a ter novas experiências, positivas, de forma diferenciada para construção do seu aprendizado e aplicação no seu cotidiano.
Palavras-chave Material Didático, Física Experimental, Mecânica
Forma de apresentação..... Painel
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