Resumo |
Ao olharmos para a realidade da educação em nosso país, levando em consideração a nossa sociedade, voltada de forma intensa para os avanços tecnológicos do presente século, não conseguimos enxergá-la como evoluída e com métodos eficazes para um desenvolvimento diferenciado e produtivo dos alunos nas escolas. Quando se trata do conteúdo ministrado nas disciplinas de Física, muitos alunos relutam e criam uma barreira que os impede de se dedicarem e exporem seu potencial no decorrer das aulas, em particular pelo fato do foco excessivamente matemático, no qual os fenômenos são deixados de lado. A partir disto, propusemos um projeto com o objetivo de atingir os alunos de maneira que os mesmos se envolvam com o conteúdo por meio de atividades propostas pelo professor em sala, se interessando por algo que antecipadamente não lhes atraia. Com isso eles passam a ter acesso a um material teórico sintético e de fácil entendimento, um vídeo experimental contendo um roteiro de um experimento de fácil desenvolvimento e que, além de pouco convencional, de baixo custo e que não apresenta risco para os alunos, permitindo que o mesmo possa ser realizado pelos estudantes, de preferência em sala de aula. Há também um breve questionário estimulando-os a raciocinar sobre a funcionalidade do experimento e a pesquisar sobre a aplicação prática até mesmo no seu dia a dia. Finalmente, com o auxílio de simulações computacionais disponíveis livremente na internet, é possível repassar conteúdos com mais atratividade e interatividade, mesmo não sendo experimentalmente no sentido mais estrito, mas utilizando-se de uma metodologia que muito atrai os estudantes. Com isso espera-se tornar claros os conhecimentos teóricos passados pelo professor por meio da interatividade e dessa conexão com o dia a dia. Nesse caso em particular abortaremos conteúdos de Mecânica, em particular oscilações tendo como destaque os assuntos: Efeito Doppler, Pêndulo Físico e Ressonância. Por meio da exposição do conteúdo na forma apresentada nesse projeto, espera-se uma nova visão e disposição dos alunos que passarão a ter novas experiências, positivas, de forma diferenciada para construção do seu aprendizado e aplicação no seu cotidiano. |