Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3392

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Daniela Ribeiro Silva
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Jaqueline Miranda Barbosa
Título Um “espaço” para o cuidador: Aula de dança para cuidadores de pessoas com deficiência
Resumo Introdução: O Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP), vinculado ao Departamento de Educação Física da UFV, desenvolve ações voltadas para pessoas com diferentes tipos de deficiência, seja esta física, sensorial ou intelectual. No início de 2014, identificou-se a necessidade do desenvolvimento de atividades direcionadas para os cuidadores, que permaneciam com o tempo ocioso ao aguardar os atendimentos dos filhos. A partir desta constatação, foram implementadas aulas de dança direcionadas a esses indivíduos. Objetivos: Oferecer uma atividade de lazer e proporcionar uma vivência diferenciada para os cuidadores, que devido à deficiência de seus filhos e o cuidado que estes necessitam, acabam “esquecendo” de si próprios, perdendo o contato social e se dedicando unicamente ao filho e ao ambiente doméstico. Descrição das principais atividades: A aula de Dança para esses cuidadores trabalha tanto o lado físico como o emocional, com atividades de interação social que desenvolvem a memória, a criatividade, a relação interpessoal e a intrapessoal, o conhecimento do próprio corpo, a autoestima e, principalmente, a alegria de viver. As principais ações realizadas foram intervenções que aconteciam duas vezes por semana, de 1h e 30min entre os meses de março à julho de 2014 na sala de judô do Departamento de Educação Física. As aulas foram divididas em parte inicial (aquecimento, fortalecimento), parte principal (aprendizado de modalidades de dança, dinâmicas, exercícios lúdicos e ensaios) e parte final (relaxamento, feed back da aula, e associação das práticas com o cotidiano). Ao final de cada aula eram produzidos relatórios para posterior análise. Resultados: As cuidadoras adquiriram um breve conhecimento sobre o Bolero, Dança Flamenca, Balainha ou Arco de Flores. As aulas de dança resultaram em três apresentações de dança, com figurino e coreografias sistematizadas. Duas dessas apresentações aconteceram dentro da UFV e outra na Festa Junina da APAE. A análise dos relatórios, a observação da evolução nas aulas e o relato das participantes permitiu identificar mudanças físicas, sociais e emocionais, somadas a maior frequência dos filhos nas aulas dos projetos em que participavam, pois as cuidadoras tinham um atrativo maior para trazê-los. Cabe destacar a melhora na fisionomia de uma mãe, que antes demonstrava sinais de tristeza e cansaço e atualmente apresenta uma expressão de alegria e prazer, além da surpreendente participação nas apresentações. Todas as participantes relataram melhora da convivência social, da memória, e do alongamento corporal. Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que as práticas de dança obtiveram boa aceitação por parte das cuidadoras, dos filhos, dos familiares e também daqueles que assistiram as apresentações, despertando um interesse pelo cuidado pessoal e melhora na relação interpessoal. Além disso, estabeleceram uma relação entre a dança e a vida cotidiana, reconhecendo a importância de se praticar uma atividade física.
Palavras-chave Dança, cuidadores, atividade física
Forma de apresentação..... Oral
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