Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3387

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Aline Carvalho Figueira
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Ariane Maurício Martins, Lahís Braga Souza, Nivia Maria Ladeira Miranda, Rodrigo Teixeira Vaz
Título Jovens talentos para a ciência: Vivências no departamento de educação
Resumo Em se tratando do formato europeu de Educação, o Brasil tem um cenário educacional muito recente. O desenvolvimento da Educação e a inserção da população, em geral, ainda é um desafio que vem aos poucos prosperando, por meio de políticas públicas educacionais e ações não governamentais que se atentam a esta necessidade frente ao mundo globalizado em que vivemos. Nesta tentativa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, propõe o Programa Jovens Talentos para a Ciência, que tem como objetivo introduzir o recém-ingresso na graduação ao universo acadêmico. No contexto dessa política, esse trabalho teve como objetivos específicos possibilitar a introdução de uma licencianda em Pedagogia, em início do curso, no âmbito da pesquisa científica em Educação; investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem; proporcionar diferentes experiências no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão; possibilitar o desenvolvimento da oralidade, da escrita e do senso crítico. Tentando cumprir estes objetivos, foram desenvolvidas atividades, basicamente, no Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação, GATE, e no Programa de Extensão TEIA. No referido grupo de pesquisa, foram estudados alguns autores expoentes no que se refere à temática das Tecnologias na Educação, desenvolvido oficinas pedagógicas, discutido a temática da Educação à Distância e participado semanalmente de reuniões no grupo para discutir trabalhos de pesquisa e extensão em andamento. Já no Programa de Extensão TEIA, diversas vivências foram possíveis, tais como: participação no Cursinho Popular Tecendo Sonhos, Articulação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata Mineira e Troca de Saberes. Além disso, o contato com outros projetos como PET-Educação, LUDOTECA, PIBID, também foram propiciados, de modo que a graduanda teve a oportunidade de conhecer algumas das possibilidades que a Universidade oferece aos seus estudantes de Pedagogia no Departamento de Educação. Com base nessas vivências e no quão significativas elas se mostraram para a estudante iniciante no curso de Pedagogia, concluímos que o Programa Jovens Talentos para a Ciência tem lançado um olhar atento e preocupado com os calouros. Consideramos tal iniciativa de suma importância para o amadurecimento acadêmico dos ingressantes, além de ampliar horizontes em relação ao curso e contribuir com a permanência destas pessoas no ensino superior, bem como com o seu sucesso no curso.
Palavras-chave Tecnologias na Educação, Educação Popular, Vivências
Forma de apresentação..... Painel
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