Resumo |
Em se tratando do formato europeu de Educação, o Brasil tem um cenário educacional muito recente. O desenvolvimento da Educação e a inserção da população, em geral, ainda é um desafio que vem aos poucos prosperando, por meio de políticas públicas educacionais e ações não governamentais que se atentam a esta necessidade frente ao mundo globalizado em que vivemos. Nesta tentativa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, propõe o Programa Jovens Talentos para a Ciência, que tem como objetivo introduzir o recém-ingresso na graduação ao universo acadêmico. No contexto dessa política, esse trabalho teve como objetivos específicos possibilitar a introdução de uma licencianda em Pedagogia, em início do curso, no âmbito da pesquisa científica em Educação; investigar o papel das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem; proporcionar diferentes experiências no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão; possibilitar o desenvolvimento da oralidade, da escrita e do senso crítico. Tentando cumprir estes objetivos, foram desenvolvidas atividades, basicamente, no Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação, GATE, e no Programa de Extensão TEIA. No referido grupo de pesquisa, foram estudados alguns autores expoentes no que se refere à temática das Tecnologias na Educação, desenvolvido oficinas pedagógicas, discutido a temática da Educação à Distância e participado semanalmente de reuniões no grupo para discutir trabalhos de pesquisa e extensão em andamento. Já no Programa de Extensão TEIA, diversas vivências foram possíveis, tais como: participação no Cursinho Popular Tecendo Sonhos, Articulação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata Mineira e Troca de Saberes. Além disso, o contato com outros projetos como PET-Educação, LUDOTECA, PIBID, também foram propiciados, de modo que a graduanda teve a oportunidade de conhecer algumas das possibilidades que a Universidade oferece aos seus estudantes de Pedagogia no Departamento de Educação. Com base nessas vivências e no quão significativas elas se mostraram para a estudante iniciante no curso de Pedagogia, concluímos que o Programa Jovens Talentos para a Ciência tem lançado um olhar atento e preocupado com os calouros. Consideramos tal iniciativa de suma importância para o amadurecimento acadêmico dos ingressantes, além de ampliar horizontes em relação ao curso e contribuir com a permanência destas pessoas no ensino superior, bem como com o seu sucesso no curso. |