Resumo |
Este conteúdo foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa de Iniciação a Docência (PIBID- História), na escola Municipal Ministro Edmundo Lins, participando do cotidiano escolar, através de experiências metodológicas e práticas, contribuindo de maneira inovadora no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é a identificação dos alunos no processo histórico da cidade, e seus patrimônios, dando ênfase ao prédio da instituição escolar e ao conceito de patrimônio histórico. Entende-se por monumento o vestígio do passado, tendo a função de memória e identidade social como afirma Françoise Choay, partindo dessa afirmação temos como metodologia em um primeiro momento a exposição de forma didática do conceito de patrimônio histórico para os alunos do ensino fundamental dois, e em seguida inserir a cidade de Viçosa nesse debate, demonstrando os prédios tombados através de fotografias, podendo os estudantes reconhecer as transformações ocorridas em seu próprio município, e que hoje estão presentes em seu cotidiano, ressaltando o significado desses bens tombados. Após essa etapa voltaremos para a história da instituição escolar, utilizando-se de fontes escritas e fotografias antigas, expondo algumas curiosidades como, por exemplo, a existência do prédio antes de ser ocupado pela instituição de ensino, onde deveria ter funcionado a cadeia pública de Viçosa, além de problematizar-se com os alunos a razão e o significado da escola receber o nome de Ministro Edmundo Pereira Lins que foi um homem de grande influência política, aplicando questionários, onde terão a oportunidade de proporem um novo nome para a instituição, justificando-se com base nas discussões realizadas sobre patrimônio. Como justificativa para esse trabalho, partimos do pressuposto da conservação da memória que encontra-se cada vez mais presente em nosso dia a dia, através dos órgãos públicos, mídia e educação, formando sujeitos com consciência histórica. A partir das reflexões levantadas, pretendemos trabalhar com uma metodologia que envolva mais os alunos, possível de se relacionar o conteúdo didático à sua realidade, tendo o sentido de patrimônio contribuído na formação da consciência histórica local e dos demais conteúdos didáticos estudados em sala de aula, problema este enfrentado pelos professores, em decorrência dos estudantes questionarem o porquê de estudarem história, por não verem sentido, e acharem desnecessário. |