Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3381

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Memória e patrimônio
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thamyres Alves Rodrigues
Orientador LUIZ LIMA VAILATI
Outros membros Igor Martins Costa Fontes, Iolanda Chaves Ferreira de Oliveira, Kevin Lucas Campos Ferreira, Lucas de Abreu Migoto
Título Memória e identidade social através da educação
Resumo Este conteúdo foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa de Iniciação a Docência (PIBID- História), na escola Municipal Ministro Edmundo Lins, participando do cotidiano escolar, através de experiências metodológicas e práticas, contribuindo de maneira inovadora no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é a identificação dos alunos no processo histórico da cidade, e seus patrimônios, dando ênfase ao prédio da instituição escolar e ao conceito de patrimônio histórico. Entende-se por monumento o vestígio do passado, tendo a função de memória e identidade social como afirma Françoise Choay, partindo dessa afirmação temos como metodologia em um primeiro momento a exposição de forma didática do conceito de patrimônio histórico para os alunos do ensino fundamental dois, e em seguida inserir a cidade de Viçosa nesse debate, demonstrando os prédios tombados através de fotografias, podendo os estudantes reconhecer as transformações ocorridas em seu próprio município, e que hoje estão presentes em seu cotidiano, ressaltando o significado desses bens tombados. Após essa etapa voltaremos para a história da instituição escolar, utilizando-se de fontes escritas e fotografias antigas, expondo algumas curiosidades como, por exemplo, a existência do prédio antes de ser ocupado pela instituição de ensino, onde deveria ter funcionado a cadeia pública de Viçosa, além de problematizar-se com os alunos a razão e o significado da escola receber o nome de Ministro Edmundo Pereira Lins que foi um homem de grande influência política, aplicando questionários, onde terão a oportunidade de proporem um novo nome para a instituição, justificando-se com base nas discussões realizadas sobre patrimônio. Como justificativa para esse trabalho, partimos do pressuposto da conservação da memória que encontra-se cada vez mais presente em nosso dia a dia, através dos órgãos públicos, mídia e educação, formando sujeitos com consciência histórica. A partir das reflexões levantadas, pretendemos trabalhar com uma metodologia que envolva mais os alunos, possível de se relacionar o conteúdo didático à sua realidade, tendo o sentido de patrimônio contribuído na formação da consciência histórica local e dos demais conteúdos didáticos estudados em sala de aula, problema este enfrentado pelos professores, em decorrência dos estudantes questionarem o porquê de estudarem história, por não verem sentido, e acharem desnecessário.
Palavras-chave Patrimônio, memória, ensino
Forma de apresentação..... Painel
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