Resumo |
A extensão universitária constitui importante mecanismo de emancipação social, ao viabilizar uma relação transformadora entre universidade e comunidade a partir da troca de conhecimentos, saberes e práticas. O trabalho busca, assim, refletir sobre contribuição da extensão universitária para o desenvolvimento de ações voltadas para a educação para cidadania, a partir da experiência do projeto Parlamento Jovem Viçosa. O Parlamento Jovem foi criado em Belo Horizonte, através de uma parceria entre a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e a PUC-MG, e expandido para o interior do estado em 2010. Viçosa foi contemplada já no primeiro ano da expansão, por meio da parceria entre a Câmara Municipal e o Departamento de Ciências Sociais da UFV. O objetivo do projeto é aproximar a população do Poder Legislativo, divulgando suas ações, bem como popularizando os mecanismos de participação cidadã. Nesse sentido, o PJ Viçosa busca, como meta principal, incentivar a participação política. O projeto conta com uma equipe de monitores, estudantes do curso de Ciências Sociais da UFV, responsáveis pela realização de encontros semanais com estudantes de ensino médio – da rede pública e particular –, assim como pela construção do material didático a ser utilizado, e pela condução da dinâmica do projeto. No final das atividades de formação política, os estudantes envolvidos formulam propostas de leis sobre o tema definido anualmente como pauta das discussões. Este ano o tema escolhido foi “envelhecimento e qualidade de vida”. Após a elaboração das propostas é realizada uma Plenária Municipal, onde são debatidas e votadas as propostas elaboradas pelo município. O documento final é entregue aos vereadores de Viçosa e encaminhados para a etapa estadual. Esta conta com a participação de delegados eleitos nas diversas cidades envolvidas, onde também ocorrem debates e consequente votação das propostas que constarão no documento final a ser encaminhado à Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O projeto permite, assim, um maior conhecimento a respeito dos trabalhos legislativos, ampliando a formação cidadã. Além disso, através da participação, os jovens podem interferir diretamente na realidade da cidade. Enquanto um projeto de extensão voltado para a educação para a cidadania, o PJ desenvolve valores democráticos, aliando uma noção de política pautada pelo agir livre, consciente e autônomo dos jovens. |