Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3379

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Roney Marques Pereira de Assis
Orientador DIOGO TOURINO DE SOUSA
Outros membros Adely Aparecida Castro de Oliveira, Elenice Christina Maurílio da Silva, Maíra Pereira da Costa, Mauro Pena de Faria Junior, Pollyana Fernandes de Souza Ribeiro
Título Educação para cidadania e extensão universitária: o caso do Parlamento Jovem Viçosa
Resumo A extensão universitária constitui importante mecanismo de emancipação social, ao viabilizar uma relação transformadora entre universidade e comunidade a partir da troca de conhecimentos, saberes e práticas. O trabalho busca, assim, refletir sobre contribuição da extensão universitária para o desenvolvimento de ações voltadas para a educação para cidadania, a partir da experiência do projeto Parlamento Jovem Viçosa. O Parlamento Jovem foi criado em Belo Horizonte, através de uma parceria entre a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e a PUC-MG, e expandido para o interior do estado em 2010. Viçosa foi contemplada já no primeiro ano da expansão, por meio da parceria entre a Câmara Municipal e o Departamento de Ciências Sociais da UFV. O objetivo do projeto é aproximar a população do Poder Legislativo, divulgando suas ações, bem como popularizando os mecanismos de participação cidadã. Nesse sentido, o PJ Viçosa busca, como meta principal, incentivar a participação política. O projeto conta com uma equipe de monitores, estudantes do curso de Ciências Sociais da UFV, responsáveis pela realização de encontros semanais com estudantes de ensino médio – da rede pública e particular –, assim como pela construção do material didático a ser utilizado, e pela condução da dinâmica do projeto. No final das atividades de formação política, os estudantes envolvidos formulam propostas de leis sobre o tema definido anualmente como pauta das discussões. Este ano o tema escolhido foi “envelhecimento e qualidade de vida”. Após a elaboração das propostas é realizada uma Plenária Municipal, onde são debatidas e votadas as propostas elaboradas pelo município. O documento final é entregue aos vereadores de Viçosa e encaminhados para a etapa estadual. Esta conta com a participação de delegados eleitos nas diversas cidades envolvidas, onde também ocorrem debates e consequente votação das propostas que constarão no documento final a ser encaminhado à Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O projeto permite, assim, um maior conhecimento a respeito dos trabalhos legislativos, ampliando a formação cidadã. Além disso, através da participação, os jovens podem interferir diretamente na realidade da cidade. Enquanto um projeto de extensão voltado para a educação para a cidadania, o PJ desenvolve valores democráticos, aliando uma noção de política pautada pelo agir livre, consciente e autônomo dos jovens.
Palavras-chave Parlamento Jovem Viçosa, Educação para Cidadania, Extensão
Forma de apresentação..... Painel
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