ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ensino na saúde |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Marileila Marques Toledo |
Orientador |
BEATRIZ SANTANA CAÇADOR |
Outros membros |
Ana Paula Mendes dos Santos, Eunice Ferreira da Silva, Gisele Roberta Nascimento, Ramon Augusto Ferreira de Souza |
Título |
A participação de acadêmicos de enfermagem na capacitação de Agentes Comunitários de Saúde do município de Viçosa - MG |
Resumo |
Introdução: A educação permanente em saúde se configura como uma prática de ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, uma política de educação na saúde. A experiência aqui relatada nasce do projeto “Projeto de Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde”. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante as oficinas de educação permanente para agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Viçosa-MG. Descrição das principais ações: Foram realizados três encontros até o momento. Para o planejamento dos mesmos, o grupo de acadêmicos do 7º período de enfermagem e a professora responsável realizaram reuniões semanais a fim de estruturar as ideias e planejar as atividades e estratégias metodológicas de cada oficina. Inicialmente, os alunos foram em todas as unidades de saúde da família e aplicaram um questionário aos ACS's com o objetivo de observar quais são as necessidades e as expectativas destes profissionais. Os questionários foram recolhidos e analisados e,a partir deles, eixos temáticos foram definidos objetivando a organização das demais atividades a serem desenvolvidas de acordo com a demanda dos ACS's. Os temas trabalhados foram: significado, potencialidades e dificuldades de ser ACS; O cotidiano dos ACS's no Brasil e Trabalho em Equipe. Resultados alcançados: Quando foram planejadas as atividades, certa insegurança assolou os organizadores uma vez que são aproximadamente 70 ACS's na rede de saúde de Viçosa. A equipe teve receio quanto a baixa adesão dos profissionais. Porém, para a surpresa e satisfação dos envolvidos, a maioria dos ACS compareceu aos encontros. O sentimento que gera na equipe é de os profissionais acreditam no trabalho realizado pelo grupo e que há realmente a necessidade de uma educação permanente para o município. Percebeu-se que por meio das oficinas os ACS tem tido a oportunidade de se integrarem mais e conheçam o trabalho dos colegas, suas dificuldades e sucessos. Outro resultado alcançado foi o compromisso de participação nos encontros posteriores. Além disto, outro ponto positivo foi a parceria da gestão municipal neste processo de educação permanente. Conclusão: Na educação permanente em saúde é fundamental considerar as necessidades que emergem do cotidiano dos trabalhadores para que haja de fato um processo de afetamento dos sujeitos e implicação pelo processo educativo. Os encontros permitiram momentos de muita reflexão para os alunos em conjunto com os ACS,permitindo uma efetiva articulação teórico-prática. |
Palavras-chave |
ACS, educação permanente, enfermagem |
Forma de apresentação..... |
Painel |