Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3378

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marileila Marques Toledo
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Ana Paula Mendes dos Santos, Eunice Ferreira da Silva, Gisele Roberta Nascimento, Ramon Augusto Ferreira de Souza
Título A participação de acadêmicos de enfermagem na capacitação de Agentes Comunitários de Saúde do município de Viçosa - MG
Resumo Introdução: A educação permanente em saúde se configura como uma prática de ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, uma política de educação na saúde. A experiência aqui relatada nasce do projeto “Projeto de Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde”. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante as oficinas de educação permanente para agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Viçosa-MG. Descrição das principais ações: Foram realizados três encontros até o momento. Para o planejamento dos mesmos, o grupo de acadêmicos do 7º período de enfermagem e a professora responsável realizaram reuniões semanais a fim de estruturar as ideias e planejar as atividades e estratégias metodológicas de cada oficina. Inicialmente, os alunos foram em todas as unidades de saúde da família e aplicaram um questionário aos ACS's com o objetivo de observar quais são as necessidades e as expectativas destes profissionais. Os questionários foram recolhidos e analisados e,a partir deles, eixos temáticos foram definidos objetivando a organização das demais atividades a serem desenvolvidas de acordo com a demanda dos ACS's. Os temas trabalhados foram: significado, potencialidades e dificuldades de ser ACS; O cotidiano dos ACS's no Brasil e Trabalho em Equipe. Resultados alcançados: Quando foram planejadas as atividades, certa insegurança assolou os organizadores uma vez que são aproximadamente 70 ACS's na rede de saúde de Viçosa. A equipe teve receio quanto a baixa adesão dos profissionais. Porém, para a surpresa e satisfação dos envolvidos, a maioria dos ACS compareceu aos encontros. O sentimento que gera na equipe é de os profissionais acreditam no trabalho realizado pelo grupo e que há realmente a necessidade de uma educação permanente para o município. Percebeu-se que por meio das oficinas os ACS tem tido a oportunidade de se integrarem mais e conheçam o trabalho dos colegas, suas dificuldades e sucessos. Outro resultado alcançado foi o compromisso de participação nos encontros posteriores. Além disto, outro ponto positivo foi a parceria da gestão municipal neste processo de educação permanente. Conclusão: Na educação permanente em saúde é fundamental considerar as necessidades que emergem do cotidiano dos trabalhadores para que haja de fato um processo de afetamento dos sujeitos e implicação pelo processo educativo. Os encontros permitiram momentos de muita reflexão para os alunos em conjunto com os ACS,permitindo uma efetiva articulação teórico-prática.
Palavras-chave ACS, educação permanente, enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
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