Outros membros |
Breno de Castro Silva, Danielle Faria Mafia Lopes, Emerson Filipe Ferraz, Jéssica Marcela Vieira Pereira, Kássia Shyrleida da Silva Jacob, Raquel Mayrink Barbosa, Valber Carlos Lima Morais, William Heleno Mariano |
Resumo |
O Movimento Empresa Junior (MEJ) surgiu na França em 1967 através de estudantes de graduação da L´Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, de Paris. A partir daí esse movimento cresceu, chegando ao Brasil em 1987 no estado de São Paulo, pela Câmara de Comércio Franco-Brasileira. Objetivou-se com este trabalho demonstrar a importância das Empresas Juniores (EJ’s) na formação acadêmica e profissional dos estudantes brasileiros. Para a realização do trabalho foram realizadas revisões de literatura, além disso, foram realizadas entrevistas com membros de EJ’s da Universidade Federal de Viçosa sobre o assunto. Atualmente o MEJ no Brasil possui mais de 1,2 mil EJ’s e é formado por mais de 8.000 empresários juniores. Uma Empresa Junior (EJ) é formada por estudantes de graduação de um curso com o objetivo de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e formar profissionais capacitados e comprometidos. Além disso, as EJ’s contribuem com o desenvolvimento do empreendedorismo na região em que atuam e em outras regiões oferecendo serviços de qualidade e baixo custo ao mercado. O processo de seleção para se tornar um Empresário Junior é dividido em etapas e bem parecido com o de uma Empresa Sênior, na EJZ consultoria da Universidade Federal de Viçosa esse processo é dividido em dinâmica, entrevista e Projeto Trainee. Um estudante que além de suas atividades normais da graduação se dedica a EJ diferencia-se dos demais estudantes, uma vez que dentro dela ele aprende como administrar uma empresa, organizar uma equipe, lidar com finanças, elaborar pesquisas de mercado, realizar planos de marketing e lidar com críticas, além de, elaborar e desenvolver programas de qualidade. O MEJ também acrescenta muito à carreira através de redes de relacionamento, uma vez que se realiza a troca de experiências entre membros de diferentes EJ’s (Intej); constante benchmarking (método utilizado pelas empresas para melhorar a sua gestão mediante a realização contínua e sistemática de levantamentos) e networking diário. De acordo com o último Censo e Identidade, realizado em 2013, o MEJ no Brasil realizou em 2013 2.216 projetos obtendo um PIB Júnior Nacional de R$ 8.652.407,92. Muitos empresários que hoje se destacam pelo lançamento de ideias e conceitos bem sucedidos têm em comum a passagem por EJ’s. Assim, conclui-se que a EJ é um ambiente favorável para o desenvolvimento de lideranças empresariais e empreendedoras, tendo como meta sempre à responsabilidade social e trabalhando valores como a ética, o profissionalismo e a inovação. Após a passagem por uma EJ o estudante estará apto para enfrentar os desafios propostos pelo mercado e tornar-se bem sucedido, com capacidade de aplicar os conhecimentos aprendidos. |