Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3373

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Profissionalização e trabalho
Setor Departamento de Zootecnia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Liliam Fontes Grossi Lino
Orientador CLAUDIA BATISTA SAMPAIO
Outros membros Breno de Castro Silva, Danielle Faria Mafia Lopes, Emerson Filipe Ferraz, Jéssica Marcela Vieira Pereira, Kássia Shyrleida da Silva Jacob, Raquel Mayrink Barbosa, Valber Carlos Lima Morais, William Heleno Mariano
Título Empresários Juniores: sua importância e diferença diante do mercado.
Resumo O Movimento Empresa Junior (MEJ) surgiu na França em 1967 através de estudantes de graduação da L´Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, de Paris. A partir daí esse movimento cresceu, chegando ao Brasil em 1987 no estado de São Paulo, pela Câmara de Comércio Franco-Brasileira. Objetivou-se com este trabalho demonstrar a importância das Empresas Juniores (EJ’s) na formação acadêmica e profissional dos estudantes brasileiros. Para a realização do trabalho foram realizadas revisões de literatura, além disso, foram realizadas entrevistas com membros de EJ’s da Universidade Federal de Viçosa sobre o assunto. Atualmente o MEJ no Brasil possui mais de 1,2 mil EJ’s e é formado por mais de 8.000 empresários juniores. Uma Empresa Junior (EJ) é formada por estudantes de graduação de um curso com o objetivo de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e formar profissionais capacitados e comprometidos. Além disso, as EJ’s contribuem com o desenvolvimento do empreendedorismo na região em que atuam e em outras regiões oferecendo serviços de qualidade e baixo custo ao mercado. O processo de seleção para se tornar um Empresário Junior é dividido em etapas e bem parecido com o de uma Empresa Sênior, na EJZ consultoria da Universidade Federal de Viçosa esse processo é dividido em dinâmica, entrevista e Projeto Trainee. Um estudante que além de suas atividades normais da graduação se dedica a EJ diferencia-se dos demais estudantes, uma vez que dentro dela ele aprende como administrar uma empresa, organizar uma equipe, lidar com finanças, elaborar pesquisas de mercado, realizar planos de marketing e lidar com críticas, além de, elaborar e desenvolver programas de qualidade. O MEJ também acrescenta muito à carreira através de redes de relacionamento, uma vez que se realiza a troca de experiências entre membros de diferentes EJ’s (Intej); constante benchmarking (método utilizado pelas empresas para melhorar a sua gestão mediante a realização contínua e sistemática de levantamentos) e networking diário. De acordo com o último Censo e Identidade, realizado em 2013, o MEJ no Brasil realizou em 2013 2.216 projetos obtendo um PIB Júnior Nacional de R$ 8.652.407,92. Muitos empresários que hoje se destacam pelo lançamento de ideias e conceitos bem sucedidos têm em comum a passagem por EJ’s. Assim, conclui-se que a EJ é um ambiente favorável para o desenvolvimento de lideranças empresariais e empreendedoras, tendo como meta sempre à responsabilidade social e trabalhando valores como a ética, o profissionalismo e a inovação. Após a passagem por uma EJ o estudante estará apto para enfrentar os desafios propostos pelo mercado e tornar-se bem sucedido, com capacidade de aplicar os conhecimentos aprendidos.
Palavras-chave MEJ, empresa júnior, diferencial acadêmico
Forma de apresentação..... Painel
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