Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3372

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Memória e patrimônio
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thays Alves Rodrigues
Orientador LUIZ LIMA VAILATI
Outros membros Amanda de Oliveira Barbosa, Marcos Rodrigo da Silva, Priscila de Oliveira Teixeira, Sofia Theodoro Prevatto da Fonseca
Título Memória e Patrimônio: pensando os espaços da cidade de Viçosa como instrumento de formação da consciência histórica dos alunos de Ensino Fundamental
Resumo O presente plano de trabalho faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelos alunos de História da UFV na Escola Estadual Effie Rolfs. Estes inseridos no cotidiano escolar da rede pública planejam e participam de experiências metodológicas e práticas, buscando contribuir de forma inovadora com o processo de ensino-aprendizagem. Seu objetivo é a análise e identificação dos paralelos existentes entre as tentativas sociais de proporcionar visibilidade ao passado -cada vez mais presentes entre as preocupações das políticas públicas- e a motivação inicial que possibilitou a edificação daquilo que hoje compreendemos como patrimônio. Já que, enquanto um monumento é criado a priori, propositalmente com função comemorativa ou recordatória de algo, o monumento histórico, por outro lado, é uma definição a posteriori de um vestígio do passado que cumpre o papel de construção de uma memória e identidade social como nos afirma Françoise Choay em A Alegoria do Patrimônio. E Le Goff ainda nos faz menção sobre esta intencionalidade dos monumentos, que também estariam presentes nos documentos. A metodologia do trabalho consiste, primeiramente, no levantamento e análise juntamente com os alunos do sexto e sétimo ano, das fotografias encontradas no Arquivo Central e Histórico da UFV. Através desta leitura será possível conhecer as transformações sofridas nos espaços da cidade de Viçosa, de modo a identificar aquilo que hoje se encontra inserido em políticas de conservação e memória, bem como os critérios para tal classificação. Após esta etapa se estabelecerá um paralelo entre as fotografias antigas e atuais, privilegiando àquelas dos pontos mais importantes da cidade, onde destacaremos para os alunos alguns dos principais prédios da Universidade Federal de Viçosa e sua historicidade; através de visitas à estes locais. Como justificativa para a realização deste trabalho, partimos do pressuposto da atualidade dos debates sobre conservação e memória, cada vez mais suscitados por parte da mídia, instituições federais e políticas públicas. Além da necessidade da formação de sujeitos sociais que compreendam a dimensão da própria história, que envolve valores, idéias e imagens sedimentados ao longo do tempo. A partir das reflexões levantadas pretende-se colocar em debate os elementos norteadores da abordagem do conteúdo de história. Espera-se uma redefinição das metodologias adotadas, partindo de uma aprendizagem significativa, onde o aluno possa relacionar as informações recebidas, à aspectos relevantes da sua estrutura de conhecimento. A reflexão sobre memória e patrimônio cumpre bem este papel, ao permitir a formação da consciência história.
Palavras-chave ensino, memória, história
Forma de apresentação..... Painel
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