Resumo |
O presente plano de trabalho faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelos alunos de História da UFV na Escola Estadual Effie Rolfs. Estes inseridos no cotidiano escolar da rede pública planejam e participam de experiências metodológicas e práticas, buscando contribuir de forma inovadora com o processo de ensino-aprendizagem. Seu objetivo é a análise e identificação dos paralelos existentes entre as tentativas sociais de proporcionar visibilidade ao passado -cada vez mais presentes entre as preocupações das políticas públicas- e a motivação inicial que possibilitou a edificação daquilo que hoje compreendemos como patrimônio. Já que, enquanto um monumento é criado a priori, propositalmente com função comemorativa ou recordatória de algo, o monumento histórico, por outro lado, é uma definição a posteriori de um vestígio do passado que cumpre o papel de construção de uma memória e identidade social como nos afirma Françoise Choay em A Alegoria do Patrimônio. E Le Goff ainda nos faz menção sobre esta intencionalidade dos monumentos, que também estariam presentes nos documentos. A metodologia do trabalho consiste, primeiramente, no levantamento e análise juntamente com os alunos do sexto e sétimo ano, das fotografias encontradas no Arquivo Central e Histórico da UFV. Através desta leitura será possível conhecer as transformações sofridas nos espaços da cidade de Viçosa, de modo a identificar aquilo que hoje se encontra inserido em políticas de conservação e memória, bem como os critérios para tal classificação. Após esta etapa se estabelecerá um paralelo entre as fotografias antigas e atuais, privilegiando àquelas dos pontos mais importantes da cidade, onde destacaremos para os alunos alguns dos principais prédios da Universidade Federal de Viçosa e sua historicidade; através de visitas à estes locais. Como justificativa para a realização deste trabalho, partimos do pressuposto da atualidade dos debates sobre conservação e memória, cada vez mais suscitados por parte da mídia, instituições federais e políticas públicas. Além da necessidade da formação de sujeitos sociais que compreendam a dimensão da própria história, que envolve valores, idéias e imagens sedimentados ao longo do tempo. A partir das reflexões levantadas pretende-se colocar em debate os elementos norteadores da abordagem do conteúdo de história. Espera-se uma redefinição das metodologias adotadas, partindo de uma aprendizagem significativa, onde o aluno possa relacionar as informações recebidas, à aspectos relevantes da sua estrutura de conhecimento. A reflexão sobre memória e patrimônio cumpre bem este papel, ao permitir a formação da consciência história. |