Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3371

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, UFV
Primeiro autor Eduarda Lopes Ferreira
Orientador PAULA DIAS BEVILACQUA
Outros membros Ana Flávia Machado dos Santos, Arliciene Rodrigues de Souza, Débora Brinati Valentim, Letícia Gamarano Pires, Natália Martins Sampaio, Nircia Isabella Andrade Pereira, Priscila Alves dos Santos
Título Criação Animal na transição Agroecológica: aprofundando reflexões e intervenções em manejo nutricional e sanitário.
Resumo O projeto ‘Criação Animal na transição Agroecológica: aprofundando reflexões e intervenções em manejo nutricional e sanitário’ vem dando continuidade a uma série de atividades de formação/mobilização, investigação e intervenção envolvendo agricultores familiares de municípios da Zona da Mata de Minas Gerais e buscando potencializar inserção do componente animal na produção agroecológica. O projeto é desenvolvido em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Divino, Espera Feliz e Araponga e o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM). As ações do projeto são organizadas priorizando o uso de metodologias participativas em espaços que potencializam a circularidade dos saberes, a troca de experiências e a integração de toda a equipe, tais como oficinas, intercâmbios, visitas e acompanhamento das propriedades. As temáticas abordadas nas atividades e alvo de investigação/reflexão e intervenção incluem aspectos relacionados à produção animal no contexto da agricultura familiar e da agroecologia, enfatizando temas como, instalações, manejo nutricional e sanitário e qualidade de produtos de origem animal. O enfoque investigativo do projeto se caracteriza pela avaliação da qualidade nutricional de espécies vegetais e silagens utilizadas na alimentação animal e pela avaliação de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos de amostras de leite produzido nas propriedades. Os resultados encontrados demonstram o potencial das práticas sustentáveis adotadas pelos/as agricultores/as na criação animal, principalmente no que se refere ao manejo alimentar com a produção de silagem e fornecimento de alimentos alternativos com alto valor nutritivo. Também, a geração de renda, a partir da comercialização de excedentes da produção, como ovos, carne, leite e derivados, apontam a importância da criação animal para a autonomia e segurança alimentar das famílias. A disponibilidade de adubo orgânico e a possibilidade do uso das mais variadas espécies vegetais na alimentação animal demonstram que através da integração é possível reduzir a dependência de insumos externos à propriedade e promover uma produção mais sustentável e autossuficiente. Também é válido ressaltar o avanço do projeto no fortalecimento da Comissão de Mulheres de Divino através da discussão de temas referentes à criação de galinha caipira para geração de renda e autonomia das mulheres do campo.
Palavras-chave agricultura familiar, geração de renda, sustentabilidade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,75 segundos.