Resumo |
Como previsto na ementa da disciplina BIO 494, terceiro estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa, realizamos atividades de ambientação e regência na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, em Viçosa, MG. Este texto relata nossa experiência na primeira série do Ensino Médio, turma 110, tendo como professora supervisora Elizabeth Stopato, licenciada em Ciências Biológicas, durante os meses de abril, maio e junho de 2014. O estágio estimulou diversas reflexões com relação à situação da educação pública no estado de Minas Gerais, tais como a postura do professor e dos alunos em sala de aula e a importância da utilização de métodos e recursos variados na Educação Básica. Antes do primeiro contato com a escola, fizemos o reconhecimento do ambiente e contexto onde a escola está inserida e reflexões relacionadas a isso. Na escola tivemos duas semanas de ambientação e quatro semanas destinadas à regência da turma. Nas semanas de ambientação diversas atitudes da professora regente nos levaram a repensar a postura do professor na sala de aula. Nas aulas de regência tivemos contato com as dificuldades diárias dos professores, destacando a falta de compromisso e interesse dos alunos e a importância da utilização de estratégias didáticas a para enfrentar essa situação. Os problemas detectados são problemas que enfrentaremos como futuros professores e temos a responsabilidade de resolvê-los lutando por melhorias nas condições de trabalho do professor. Nosso futuro campo de trabalho precisa de reformas eficazes, onde são necessárias melhorias em todos os níveis, desde às questões legais da educação até a prática docente. Essas melhorias teriam influência direta na formação do aluno, mudando seus hábitos e tornando a escola um lugar agradável, onde ele vai porque quer, e não porque é obrigado. Aí sim a escola formará cidadãos. Voltar à Educação Básica, depois de anos na Educação Superior, é necessário para que aconteça a ambientação ao campo de trabalho futuro e, consequentemente, reflexões e atitudes práticas. Identificar os desafios antes da atuação como professores, também nos coloca desde já na busca por melhorias, começando na nossa formação como professores. |