Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3354

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Suélen Pessata Ferraz
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Cristiane Almeida Menezes, Daniele do Carmo Eleto Hamadé, EVELINE TORRES PEREIRA, Gisele Muniz de Andrade, Maria Lúcya Braga Porfírio, Mônica Sabrina Ribeiro dos Santos, RENATA SIQUEIRA FARIA, Tassiana Elena de Souza
Título Transformando ideias e ampliando conhecimentos: uma abordagem das vivências do PET – Saúde
Resumo Com o processo da reforma sanitária e a necessidade de reorganização do modelo assistencial à saúde que era focado na doença, surge um novo paradigma, pautado nos princípios da universalidade, integralidade e descentralização, o Sistema Único de Saúde (SUS). Como principal estratégia para consolidar essa nova política, o Ministério da Saúde (MS) lançou em 1994 o Programa de Saúde da Família (PSF), mais tarde, Estratégia de Saúde da Família (ESF). A ESF é composta por uma equipe multidisciplinar que prioriza as ações de prevenção e promoção à saúde dos indivíduos e da família de forma integral e contínua. Outra ação instituída para fortalecer a reorientação do modelo de saúde pelo MS foi o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Este visa transformar o ensino de saúde no Brasil construindo um novo panorama na formação profissional em Saúde. O PET Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), composto por professores, profissionais e acadêmicos de educação física, enfermagem, medicina e nutrição, está presente em três ESF da cidade de Viçosa - MG, sendo elas a do bairro Amoras, São José (Barrinha(, Santo Antônio II e Centro Hiperdia. O objetivo do trabalho é apresentar as vivências proporcionadas pelo programa para os alunos membros do PET – Saúde UFV. Nas reuniões realizadas pelos integrantes do PET, acontecem discussões com diversos temas. Durante essas discussões, os alunos expressam sentimentos, aprendizagens e expectativas vivenciadas no decorrer das atividades desenvolvidas por eles. Dentre as implicações citadas pelos acadêmicos, a convivência com os outros cursos, com os profissionais e a experiência do trabalho em equipe multidisciplinar destacam-se como importante, pois promove maior capacitação para formação profissional e pessoal e ensina a respeitar melhor o espaço do outro, visto que, durante a graduação, nem todos os estudantes tem essa oportunidade. Também é muito mencionado o incentivo à busca de conhecimento e de estratégias, além de maior segurança para lidar com as diversas dúvidas, situações, imprevistos, e principalmente com os limites humanos que surgem no desenrolar dos projetos. Outro fator ocasionado é a proximidade com a realidade local e com a população, que permite articular o conhecimento teórico com a prática de forma mais coerente. Considerando os relatos, percebe-se que o PET – Saúde proporciona experiências únicas e fundamentais para a formação de profissionais, através da interação ensino-serviço-comunidade. É enriquecedor para os acadêmicos a oportunidade de conviver e interagir com os diversos cursos, já que a formação acadêmica ainda está centrada numa visão fragmentada no campo da disciplinaridade.
Palavras-chave Educação em Saúde, Prática Profissional, Saúde Pública
Forma de apresentação..... Painel
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