Resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, na área de matemática, junto aos professores, estudantes das escolas da rede pública de Viçosa e também aos estudantes de graduação da UFV, estes matriculados na disciplina MAT102 - Prática de Ensino de Matemática I, onde o foco do trabalho foi a matemática e o cinema. O cinema é considerado arte, fonte de entretenimento e também objeto de estudo por profissionais envolvidos com o processo educacional. Estudo no sentido de buscar compreender os problemas e possibilidades do uso do cinema como ferramenta de ensino. Em 2013, os bolsistas PIBID iniciaram a pesquisa por filmes e vídeos disponíveis no mercado que tratam de conteúdos matemáticos, bem como de fatos de história da matemática e suas relações com essa área do conhecimento. Foi elaborada uma apostila contendo os nomes dos filmes com suas respectivas sinopses, classificações indicativas, conteúdos matemáticos abordados em cada filme, além de questionários e sugestões de atividades a serem aplicadas após a exibição dos filmes nas escolas. Posterior à fase de preparação, os bolsistas desenvolveram as atividades com os alunos durante os atendimentos extraclasses nas escolas. Para os estudantes do Curso de Matemática da UFV e para professores das escolas E. E. Santa Rita de Cássia, E. E. Effie Rolfs e E. E. Raul de Leoni foram realizadas três oficinas com o objetivo de orientá-los quanto ao uso do cinema em sala de aula. Após a exibição dos filmes, e seguindo o roteiro de questões, foram debatidas várias ideias matemáticas, permitindo aos envolvidos expressarem suas opiniões sobre o tema e sobre o filme. Atividades como esta, apoiadas na arte cinematográfica e envolvendo conceitos matemáticos criam um novo espaço de ensino em sala de aula, oportunizam a participação e a interação entre os alunos, a troca de ideias, além de tornar o processo ensino aprendizagem mais dinâmico e significativo. |