ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos |
Setor |
Departamento de Engenharia Elétrica |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
FAPEMIG |
Primeiro autor |
Luís Otávio Maciel de Oliveira |
Orientador |
DENILSON EDUARDO RODRIGUES |
Outros membros |
GEICE PAULA VILLIBOR |
Título |
Instrumentação Eletrônica Aplicada na Equipe UFVBaja por meio de Microcontroladores da Familia PIC |
Resumo |
Para que um processo e ou atividade seja desenvolvida de da melhor forma possível é necessário certo nível de instrumentação sobre o mesmo. A instrumentação é definida como “a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos”. Ao utilizar os devidos instrumentos de medições sobre os processos obtemos variáveis que com o devido tratamento torna-se possível a analise da atividade a fim de comparar resultados em diferentes condições a fim de otimizar a atividade desenvolvida. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e aplicar técnicas de instrumentação ao veiculo off-road do grupo de pesquisa UFVBaja utilizando de diferentes sensores, microcontroladores (para realizar leituras dos mesmos) e outros dispositivos eletroeletrônicos para visualização dos resultados (tais como display gráfico e LEDs). Como objetivo secundário encontra-se o uso de técnicas de programação avançada a fim de obter maior precisão e confiabilidade nos resultados. As seguintes variáveis foram observadas no veiculo: velocidade, nível de combustível, nível de tensão na bateria e temperatura da CVT. Para a medição de velocidade foi utilizado um sensor indutivo presente na roda dianteira do veiculo. O nível de combustível foi determinado pela presença de três sensores magnéticos posicionados na parte exterior do tanque de combustível juntamente com uma boia magnética no interior do mesmo. A medição de temperatura na CVT do veiculo foi realizada por meio do sensor linear de temperatura LM35. Por fim a medição da voltagem na bateria foi executada pelo próprio microcontrolador. Todas as variáveis foram adquiridas e processadas por microcontroladores da família PIC (Microchip). A linguagem utilizada foi a linguagem C aplicada a família PIC, neste caso dois microcontroladores 18F4550. Foi utilizado um microcontrolador para aquisição e tratamento dos sinais emitidos pelos sensores e outro microcontrolador foi necessário para visualizar as variáveis em questão (seja através de um display LCD gráfico ou simples LEDs). Todas as variáveis em questão foram visualizadas por meio de um painel instalado atraz do volante do veiculo. Antes da implementação no veiculo todo o equipamento foi submetido a testes em software (Proteus) e testes em ambiente fechado (laboratório da equipe no departamento de engenharia elétrica). Para utilização do sistema no veiculo tornou-se necessário o desenvolvimento de placas de circuito impresso (PCI) que foram confeccionadas no próprio laboratório e desenvolvidas no software EAGLE. O sistema foi posto a prova em competições regionais e nacionais da equipe e os resultados foram considerados satisfatórios porem o sistema precisa passar por mais testes com intuito de melhorar o sistema, e outras variáveis também necessitam ser supervisionadas para que o mesmo trabalhe de maneira mais confiável. |
Palavras-chave |
Microcontroladores, Instrumentação Eletrônica, Sensores Eletroeletrônicos |
Forma de apresentação..... |
Oral |