Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3337

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Água e solos
Setor Departamento de Solos
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Nina Jardim Collares
Orientador ANOR FIORINI DE CARVALHO
Outros membros Isac Lopes, TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Título Monitoramento participativo dos recursos hídricos e saneamento básico da bacia hidrográfica do São Joaquim: Contribuindo para educação do campo na EFA-Puris
Resumo A água é um recurso natural de valor inestimável. Ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas, sendo um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, indispensável na produção agrícola. O solo exerce papel importante no ciclo hidrológico. Sendo assim, para poder dispor de água com adequada qualidade, é fundamental o uso e manejo adequado do solo na propriedade rural.
Diante disso, tendo como área de estudo a Comunidade de São Joaquim (Araponga-MG), o trabalho objetiva promover um compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes da EFA-PURIS e os estudantes da UFV, e, através dessa troca de informações, potencializar o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes da escola, além de levantar dados que permitam o diagnóstico da situação dos recursos hídricos na comunidade buscando tornar esses estudantes atores dos processos de conscientização e transição agroecologia que a comunidade vem vivenciando.
Estão sendo feitas oficinas na EFA –Puris, com filhos de agricultores locais, buscando conhecer melhor a qualidade da água das propriedades e suas variações ao longo do tempo, além das formas de manejo do solo e sistemas de saneamento básico adotados. Foi construído, juntamente com esses estudantes, um questionário aplicado por eles em toda a comunidade. Com esse questionário obtemos informações, principalmente, sobre uso de recursos hídricos e manejo do solo. Além disso, começam a ser analisados dados de vazão da bacia hidrográfica do São Joaquim obtidos através do Sistema de Informações Hidrológicas – HidroWeb e de pesquisas de mestrado do departamento de solos já concluídas.
As estratégias de intervenção e pesquisa/ação na comunidade incluem: conversa estruturada, intercâmbios nas comunidades e mutirões de construção de sistemas alternativos de saneamento e manejo dos recursos hídricos.
Estas informações servirão para o desenho dos sistemas de produção agroecológicos em transição que contemplem a captação e armazenagem da água dentro dos aquíferos que abastecem os cursos d'água disponíveis para os agricultores.
Palavras-chave água, agroecologia, manejo
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.