Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3315

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lívia Cardoso Reis
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros EVELINE TORRES PEREIRA, MARCELLO REBELLO LIGNANI SIQUEIRA, MILENE CRISTINE PESSOA, Thalyta Cássia de Freitas Martins, Viviane Pichitelli
Título PET-Saúde - “Capacitação com os ACS”: construindo o conhecimento na APS
Resumo Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), vinculado às Unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa – MG, conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Educação Física. Os alunos atuantes na ESF Santo Antônio II criaram um Projeto de Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), intitulado “Capacitação com os ACS”. Objetivos: 1) Trabalhar temas pertinentes à Atenção Primária a Saúde (APS) afim de melhor preparar os ACS para atuar nas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde. 2) Promover o ACS de modo a ressaltar sua importância na equipe de APS. 3) Incentivar a Educação Permanente em APS. Ações: O projeto teve início há 1 ano, quando os acadêmicos perceberam a demanda por parte dos ACS. Nesse momento, foi feito um levantamento a respeito de temas de interesse dos ACS e temas elencados pelos acadêmicos do PET-Saúde como necessários a serem trabalhados. Desde então os encontros ocorrem mensalmente e são fundamentados em uma metodologia ativa e participativa. Cada capacitação é de responsabilidade de um acadêmico. No primeiro momento, o tema da capacitação é apresentado aos ACS e logo em seguida é aberto um espaço para o compartilhamento de experiências relacionadas ao tema – o que se sabe sobre o tema ou um relato de caso de algum paciente de sua microárea. Posteriormente, é feita uma exposição do assunto utilizando-se como recurso visual o Power Point, explorando ferramentas educativas. Ao longo da apresentação ocorre esclarecimento das dúvidas levantadas, permitindo a troca de informações e a construção do conhecimento. Ao final da atividade, os ACS são incentivados a aplicar o conhecimento adquirido à realidade dos pacientes. Resultados: Tem-se realizado a capacitação dos ACS por meio de diversos temas abordados como: Calendário de Vacinação segundo o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, as especificidades e os cuidados na realização de uma Visita domiciliar, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Hepatite A, Planejamento Familiar. Também foram abordados temas a respeito de doenças diagnosticadas na área de abrangência da ESF como “Câncer de Medula”, Fibromialgia, Neuralgia do Trigêmeo, Esclerose Múltipla. Além disso, um dos encontros contou com uma metodologia diferenciada tendo sido feita uma capacitação prática sobre Postura e Relaxamento. Conclusões: Tendo em vista que um dos objetivos do PET-Saúde é fomentar a articulação entre ensino-serviço na área da saúde, percebe-se que a Educação Permanente realizada pelos alunos com os ACS tem alcançado esse objetivo, uma vez que tem proporcionado a troca de saberes oriundos do meio acadêmico com aqueles oriundos da prática profissional. Tal troca possibilita transformações nas relações, nos processos de trabalho, nas condutas, nas atitudes, nos profissionais e até mesmo na equipe.
Palavras-chave Educação permanente em saúde, PET-Saúde, atenção primária a saúde.
Forma de apresentação..... Oral
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