Resumo |
A biblioteca possibilita o conhecimento, fornece condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos culturais, e seu acesso estimula o interesse dos alunos pela leitura, pesquisa e construção de saberes. Objetivou-se apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre o índice de satisfação dos alunos do curso de Pedagogia da UFV em relação à biblioteca do Departamento de Educação. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa junto aos alunos do Curso de Pedagogia da UFV (1°, 3°, 5°, 7° e 8° período), por meio de questionário semi-estruturado em quatro perguntas fechadas que abordaram os itens: freqüência de utilização da biblioteca, horário de funcionamento, acervo, atendimento e espaço físico da biblioteca; e uma aberta que solicitou aos alunos exporem sugestões para melhoria na biblioteca setorial. Assim foi verificado o nível de satisfação dos usuários da Biblioteca Setorial do Departamento de Educação. Foram distribuídos 220 questionários, sendo 181 devolvidos e ou respondidos, o que corresponde ao percentual de 82,27%. Os dados foram compilados e analisados. Observamos que dos 82,27% questionários devolvidos/respondidos participaram da pesquisa 77 alunos entre 17 a 21; 55 alunos entre 22 a 26; 29 alunos entre 27 a 31; 11 alunos entre 32 a 36; 5 alunos entre 37 a 41; 3 alunos entre 42 a 46 anos de idade; e 1 aluno que não preencheu esta informação. Dos 181 alunos participantes foi observado que 132 alunos (73%) eram jovens (entre 17 a 26 anos) que optaram em atuar na área de educação; e 92,82% eram do sexo feminino e 6,63% do masculino, sendo predominante a participação de mulheres na área da educação. Com relação à atuação profissional, observamos que 30% dos participantes da pesquisa já trabalham na área da educação; e com relação a cursar um curso de pós-graduação após conclusão da graduação, 64,09% demonstraram interesse, demais opinaram em trabalhar diretamente na escola (19,34%), ou em outra área (13,81%), ou não respondeu (2,76%). A porcentagem de alunos que utilizam sempre a biblioteca setorial foi de 13,26%, as vezes foi de 61,88% e nunca de 24,86%. Quanto ao horário de funcionamento da biblioteca, 63% afirmaram que não atende ou atende de forma parcial os alunos. Em relação ao acervo a pesquisa encontrou que 46,96 e 41,44% disseram ser satisfatório e parcialmente satisfatório, respectivamente. A qualidade no atendimento apresentou que 49% responderam considerar ótimo, 9% bom e 38% ruim. E com relação a resposta aberta, 59,12% dos participantes preencheram esta questão e destes 19,34% citaram modificações da estrutura física, 4,97% sugestões de melhoria no atendimento, e 34,8% fizeram sugestões quanto ao horário de atendimento. Conclui-se que há alta insatisfação dos alunos em relação ao horário de funcionamento, e este pode ser a causa para os alunos não frequentarem a biblioteca setorial. |