Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3313

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Helenice Magalhães da Silveira
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Outros membros Andreia Andrade Moraes Massensini, Diana Duarte Soares, Helenice Oliveira Arruda dos Santos, Karina dos Anjos Macedo Costa
Título O índice de satisfação dos alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Viçosa em relação à biblioteca do Departamento de Educação
Resumo A biblioteca possibilita o conhecimento, fornece condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos culturais, e seu acesso estimula o interesse dos alunos pela leitura, pesquisa e construção de saberes. Objetivou-se apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre o índice de satisfação dos alunos do curso de Pedagogia da UFV em relação à biblioteca do Departamento de Educação. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa junto aos alunos do Curso de Pedagogia da UFV (1°, 3°, 5°, 7° e 8° período), por meio de questionário semi-estruturado em quatro perguntas fechadas que abordaram os itens: freqüência de utilização da biblioteca, horário de funcionamento, acervo, atendimento e espaço físico da biblioteca; e uma aberta que solicitou aos alunos exporem sugestões para melhoria na biblioteca setorial. Assim foi verificado o nível de satisfação dos usuários da Biblioteca Setorial do Departamento de Educação. Foram distribuídos 220 questionários, sendo 181 devolvidos e ou respondidos, o que corresponde ao percentual de 82,27%. Os dados foram compilados e analisados. Observamos que dos 82,27% questionários devolvidos/respondidos participaram da pesquisa 77 alunos entre 17 a 21; 55 alunos entre 22 a 26; 29 alunos entre 27 a 31; 11 alunos entre 32 a 36; 5 alunos entre 37 a 41; 3 alunos entre 42 a 46 anos de idade; e 1 aluno que não preencheu esta informação. Dos 181 alunos participantes foi observado que 132 alunos (73%) eram jovens (entre 17 a 26 anos) que optaram em atuar na área de educação; e 92,82% eram do sexo feminino e 6,63% do masculino, sendo predominante a participação de mulheres na área da educação. Com relação à atuação profissional, observamos que 30% dos participantes da pesquisa já trabalham na área da educação; e com relação a cursar um curso de pós-graduação após conclusão da graduação, 64,09% demonstraram interesse, demais opinaram em trabalhar diretamente na escola (19,34%), ou em outra área (13,81%), ou não respondeu (2,76%). A porcentagem de alunos que utilizam sempre a biblioteca setorial foi de 13,26%, as vezes foi de 61,88% e nunca de 24,86%. Quanto ao horário de funcionamento da biblioteca, 63% afirmaram que não atende ou atende de forma parcial os alunos. Em relação ao acervo a pesquisa encontrou que 46,96 e 41,44% disseram ser satisfatório e parcialmente satisfatório, respectivamente. A qualidade no atendimento apresentou que 49% responderam considerar ótimo, 9% bom e 38% ruim. E com relação a resposta aberta, 59,12% dos participantes preencheram esta questão e destes 19,34% citaram modificações da estrutura física, 4,97% sugestões de melhoria no atendimento, e 34,8% fizeram sugestões quanto ao horário de atendimento. Conclui-se que há alta insatisfação dos alunos em relação ao horário de funcionamento, e este pode ser a causa para os alunos não frequentarem a biblioteca setorial.
Palavras-chave Biblioteca, acesso, horário de funcionamento
Forma de apresentação..... Painel
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