Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3308

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Maíra Tamara Paiva Lainha
Orientador CRISTIANE MAGALHAES DE MELO
Outros membros Cláudia Maria Ferreira, Giulia Soares Miranda Cordeiro, Laila Souto Rodrigues, Marcela Quaresma Soares, Tamiris Cota Vianna, Thaís Salgado Oliveira
Título O Programa de Educação para o Trabalho para a Saúde/ Vigilância em Saúde: Reflexões sobre as contribuições na formação de estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG
Resumo Introdução: Instituído pelo Ministério da Saúde – MS em 2008, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/Saúde foi criado como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, e de iniciação ao trabalho, dirigidos aos estudantes de graduação e pós-graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde-SUS, tendo em perspectiva as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino, visando à formação qualificada de profissionais nas áreas técnicas, científicas, tecnológica e acadêmica. Em Viçosa, o PET/Vigilância em Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – “Produção de Informação e Educação Permanente em Vigilância em Saúde - Eixo II: A produção de informação sobre mortalidade” é desenvolvido com estudantes de Enfermagem e coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG/UFV), o qual desenvolve outros trabalhos nas temáticas de gênero e saúde. E objetiva promover a articulação de uma rede microrregional de vigilância do óbito de Mulher em Idade Fértil (MIF), maternos, fetais e infantis, ampliando e promovendo a melhora da captação, investigação, vigilância e qualidade da informação sobre esses óbitos. Ao inserir acadêmicos na experiência da vigilância do óbito, pretende promover, concomitantemente a integração ensino-serviço-pesquisa, como proposto pelo programa nacional. Objetivo: Este estudo objetiva apresentar experiências do PET/VS Eixo II, avaliando suas contribuições na formação de estudantes de enfermagem da UFV. Principais ações: Acompanhamento das atividades de vigilância dos óbitos realizadas nos serviços de saúde e nos Comitês Municipais de Prevenção do Óbito; coleta, sistematização e análise dos dados sobre óbitos; articulação com municípios para constituição da rede regional de vigilância do óbito; planejamento e execução das oficinas de formação em vigilância dos óbitos; além de orientações semanais com tutoras e preceptoras e elaboração de relatórios e demais textos científicos. Resultados alcançados até o momento: O grupo efetuou oficinas para profissionais de saúde; organizou o “I Fórum de Vigilância dos Óbitos Materno, Fetal e Infantil da Região de Saúde de Viçosa-MG”, realizou coleta, sistematização e análise dos bancos de dados, bem como a produção de textos científicos. Conclusão: A interação ensino-serviço-pesquisa é fundamental para a formação de profissionais comprometidos com as propostas do SUS instrumentalizando-os para intervir de forma eficaz, a partir de ações coletivas. Além disso, o trabalho desenvolvido contribui para a formação critico-reflexiva do profissional de enfermagem que vem assumindo, cada vez mais, funções gerenciais em todos os níveis à saúde e, o planejamento, controle e avaliação tornaram-se instrumentos necessários para o direcionamento de suas ações.
Palavras-chave Formação de estudantes, interação ensino-serviço-pesquisa, formação profissional
Forma de apresentação..... Oral
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