Outros membros |
Cristiane Almeida Menezes, Daniele do Carmo Eleto Hamadé, EVELINE TORRES PEREIRA, Gisele Muniz de Andrade, Maria Lúcya Braga Porfírio, Mônica Sabrina Ribeiro dos Santos, RENATA SIQUEIRA FARIA, Suélen Pessata Ferraz |
Resumo |
Como estratégia de reorientação do modelo de saúde no Brasil, foi instituída a Estratégia Saúde da Família (ESF) composta por uma equipe multidisciplinar incluindo no mínimo Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), com o intuito de organizar a redes de Atenção à Saúde, desenvolvendo ações intersetoriais de prevenção e promoção de saúde ao atuar na Atenção Primária à Saúde. É fundamental destacar a figura dos ACSs como um elo entre a comunidade e o serviço ao identificar as necessidades e os riscos da população, ao orientar as famílias e assim, servir de apoio de enfrentamento para as situações vivenciadas pela comunidade. Portanto, é importante que este profissional de saúde esteja sempre capacitado e atualizado para transmitir informações e sanar duvidas à comunidade e desta forma avançar para a mudança do modelo assistencial de saúde desejada. O PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – da Universidade Federal de Viçosa, composto por discentes, docentes e profissionais de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição tem como propostas realizar ações de educação em saúde e promover a ampliação do ensino-serviço-comunidade na esfera do aprimoramento das redes de Atenção à Saúde. O objetivo deste é descrever um relato de experiência acerca das capacitações em saúde realizadas pelo PET-Saúde com os ACSs na ESF do bairro Amoras - Viçosa-MG. Essas atividades ocorreram durante o ano de 2014, uma vez por mês, com a finalidade de ampliar os conhecimentos para os temas propostos pelos próprios ACSs e fortalecer o vínculo entre alunos e profissionais de saúde. Nas ocasiões foram abordadas temáticas como: Doenças Sexualmente Transmissíveis, métodos contraceptivos, AIDS, HPV e imunização, cartão de vacina, Câncer de Mama e tipagem sanguínea. Os temas foram trabalhados utilizando uma metodologia problematizadora, levando em consideração os conhecimentos prévios e percepção dos próprios ACSs, além de atividades de caráter dinâmico como mitos e verdades, ilustrações, demonstrações, jogos e entrega de folhetos. Durante as ocorrências das atividades, os ACSs demonstraram interesse e participação, possibilitando assim uma rica troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e profissionais de saúde. Os profissionais se mostraram satisfeitos com a metodologia e relatando sentir-se mais preparados para transmitirem os conhecimentos em saúde para a população. Em termos de considerações finais, vale ressaltar que os objetivos foram alcançados até o presente momento, onde houve o fortalecimento do vinculo entre alunos e profissionais de saúde. Além disso, o processo ensino-aprendizagem se tornou mais articulado com a realidade local e os ACSs são estimulados a serem sujeitos mais ativos e preparados nos cenários dos serviços e da comunidade e nesse interim, contribuir com a melhoria e manutenção da qualidade de vida da população. |