Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3287

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, FUNARBE
Primeiro autor Pedro Fernandes Pomari
Orientador GEICE PAULA VILLIBOR
Outros membros Higor Marques Ribeiro Orlando, Pétterson Willians Rocha Abel
Título Projeto da estrutura de um veículo fora de estrada utilizado em competições acadêmicas
Resumo A subequipe de estrutura e acabamentos tem como objetivo projetar e construir o chassi do veículo baja de acordo com as especificações do regulamento Baja SAE, visando a otimização dos processos de fabricação, conforto para o piloto e acomodações para os outros subsistemas. Para iniciar o projeto do chassi foi primeiramente considerado o posicionamento do piloto, usando como base o percentil de 95% da população, projetando a estrutura com base no conforto. Dessa forma, foi feito o desenho bidimensional do chassi e posteriormente o tridimensional, posicionando os acionamentos e o sistema de direção. O material escolhido para fabricação do chassi foram os tubos de aço SAE 1020, que atende as especificações do regulamento, de menor custo e maior facilidade para soldar. Além de aspectos estruturais levou-se em consideração os processos de fabricação, como a utilização de dobras, evitando o uso de solda para unir mais de três tubos. A solda utilizada no processo de fabricação foi a TIG (Tungsten Inert Gas) sendo testada por meio de teste com líquido penetrante visível e revelador não aquoso. Também foi realizada análise modal e teste de vibração do chassi, o teste busca validar o modelo proposto. A análise numérica foi realizada utilizando o programa ANSYS Multiphysics®, por meio do método de elementos finitos, determinando-se as cinco primeiras frequências naturais e respectivos modos de vibração do chassi, considerando as condições de contorno livre-livre. Posteriormente o chassi foi submetido a uma análise modal nas mesmas condições de contorno utilizadas durante as simulações computacionais. O sistema de medição utilizado nos testes experimentais foi composto por um martelo de impacto, acelerômetros uniaxiais, módulo de aquisição de dados da National Instruments®, junto ao programa proprietário Labview®. Analisando o chassi do baja, as frequências naturais encontradas utilizando o método de elementos finitos para condições livre-livre, variaram de 53,33 a 110,45 Hz. Foram analisados 111 espectros de frequências para doze pontos de medição, com resultados variando entre 46,24 Hz a 132,13 Hz, tendo diferença entre 4,67% e 22,22% entre os resultados simulados e experimentais. Durante a realização do teste, essa diferença pode ter sido causada pela parede anti-chama do cokpit e componentes soldados como o suporte da direção e do tanque que se encontravam no chassi nos experimentos e não foram considerados no modelo matemático. Com os resultados obtidos e estudos realizados visamos facilitar o processo de fabricação, aumentar o conforto do piloto e reduzir as falhas precoces devido à vibrações excessivas.
Palavras-chave Chassi, ergonomia, Vibração mecânica
Forma de apresentação..... Painel
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