Resumo |
O projeto desenvolveu atividades pertinentes a práticas e metodologias que abrangessem as discussões culturais onde vemos a atuação do grupo de percussão O Bloco, suas vivências e reflexões para além e junto da universidade, a fim de abranger de forma mais ampla algumas abordagens culturais dentro da prática extensiva. Podemos destacar a participação e intervenção junto ao grupo e nas escolas, através de discussões e avaliações sobre as dinâmicas da prática cultural. O primeiro passo, foi o de coletar informações e anseios de Ademiro Gomes Pio, membro fundador e regente musical do grupo. Observando seu posicionamento quanto a prática percussiva e os elementos simbólicos que lhes foram inseridos ao longo dos anos em que participa do grupo. Isso nos possibilitou alguns direcionamentos afim de se trabalhar essas questões junto ao grupo e de como levá-las a práticas junto a comunidade. Fundamental para isso foi a articulação entre os projetos do PROCULTURA relacionados ao maracatu. Após uma delimitação da pesquisa, se fez necessária uma busca teórica que abarcasse a história do maracatu e as discussões sobre a cultura no mundo globalizado. Para isso, a leitura de referencial teórico se fez fundamental, à medida que trouxe e trás a aproximação entre a cultura popular e os referenciais acadêmicos. Os conhecimentos sobre influências musicais populares nos deram aparato para a formação de grupo de estudos musicais onde tencionamos estabelecer intercâmbio com outras manifestações musicais, principalmente de Pernambuco, como o coco o afoxé e o samba-reggae baiano. Esses elementos musicais também complementam e compõem a gama de elementos simbólicos que são abordados nos espaços de debates e discussões pertinentes as práticas de O Bloco. As visitas a outros grupos percussivos prometeu uma maior interpretação do papel em que esses movimentos contribuem para a difusão e valorização da cultura nacional. E, de sobremaneira, a apresentação e intervenção nos espaços escolares na Escola Santa e Rita e no Effie Rolfs, se mostram importantíssimas para a aproximação do grupo com a comunidade a partir dos estudantes, tentando articular a prática percussiva, com os questionamentos investigativos sobre a cultura, em atividades escolares, como a aula expositiva oferecida aos alunos do 8ªB do Effie Rolfs, onde foi possível articular conhecimentos da história do maracatu, da cultura popular com as aulas de Geografia. |