Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3259

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Murilo Bandeira de Paula
Orientador MARILDA TELES MARACCI
Outros membros Aldemiro Gomes Pio, Renan José Freitas Assis
Título Identidade e territorialidade na cultura popular: o Maracatu e suas espacialidades na comunidade universitária.
Resumo O projeto desenvolveu atividades pertinentes a práticas e metodologias que abrangessem as discussões culturais onde vemos a atuação do grupo de percussão O Bloco, suas vivências e reflexões para além e junto da universidade, a fim de abranger de forma mais ampla algumas abordagens culturais dentro da prática extensiva. Podemos destacar a participação e intervenção junto ao grupo e nas escolas, através de discussões e avaliações sobre as dinâmicas da prática cultural. O primeiro passo, foi o de coletar informações e anseios de Ademiro Gomes Pio, membro fundador e regente musical do grupo. Observando seu posicionamento quanto a prática percussiva e os elementos simbólicos que lhes foram inseridos ao longo dos anos em que participa do grupo. Isso nos possibilitou alguns direcionamentos afim de se trabalhar essas questões junto ao grupo e de como levá-las a práticas junto a comunidade. Fundamental para isso foi a articulação entre os projetos do PROCULTURA relacionados ao maracatu. Após uma delimitação da pesquisa, se fez necessária uma busca teórica que abarcasse a história do maracatu e as discussões sobre a cultura no mundo globalizado. Para isso, a leitura de referencial teórico se fez fundamental, à medida que trouxe e trás a aproximação entre a cultura popular e os referenciais acadêmicos. Os conhecimentos sobre influências musicais populares nos deram aparato para a formação de grupo de estudos musicais onde tencionamos estabelecer intercâmbio com outras manifestações musicais, principalmente de Pernambuco, como o coco o afoxé e o samba-reggae baiano. Esses elementos musicais também complementam e compõem a gama de elementos simbólicos que são abordados nos espaços de debates e discussões pertinentes as práticas de O Bloco. As visitas a outros grupos percussivos prometeu uma maior interpretação do papel em que esses movimentos contribuem para a difusão e valorização da cultura nacional. E, de sobremaneira, a apresentação e intervenção nos espaços escolares na Escola Santa e Rita e no Effie Rolfs, se mostram importantíssimas para a aproximação do grupo com a comunidade a partir dos estudantes, tentando articular a prática percussiva, com os questionamentos investigativos sobre a cultura, em atividades escolares, como a aula expositiva oferecida aos alunos do 8ªB do Effie Rolfs, onde foi possível articular conhecimentos da história do maracatu, da cultura popular com as aulas de Geografia.
Palavras-chave maracatu, cultura popular,
Forma de apresentação..... Oral
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