Outros membros |
André Gil Alcon, Daniel Netto de Aquino, Daniela Neves Ribeiro, Daniele do Carmo Eleto Hamadé, EVELINE TORRES PEREIRA, Marina Gregorio Machado Silva, MILENE CRISTINE PESSOA, Nádia Aparecida Soares Diogo |
Resumo |
As várias dimensões do ser humano exigem intervenções cada vez mais complexas no contexto trabalho em saúde, e a abordagem interdisciplinar se constitui a melhor forma de abordar os problemas de saúde, sendo peça fundamental para a concretização da integralidade e para boa qualidade na assistência. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa a integração ensino-serviço-comunidade, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências aos alunos e profissionais. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV) ele está inserido em unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF)e no Centro Hiperdia Minas (CHDM) de Viçosa. O CHDM é um ponto complementar da rede de atenção à saúde que têm como objetivos gerais reduzir as complicações preveníveis e a mortalidade por Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus (DM) e Doença Renal. A descoberta do DM tipo 1 em uma criança ou adolescente requer adaptações nas atividades de vida diária, como o uso da insulina, monitorização de glicemia, modificação nos hábitos alimentares e principalmente a aceitação dessa condição crônica de saúde , que por vezes é percebida como uma doença que impõe limitações. A aceitação e compreensão do diagnóstico e adesão ao tratamento representa um desafio, tanto para os jovens, quanto para a família. O objetivo do trabalho é relatar a experiência de uma atividade desenvolvida que propôs a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a integração entre o ensino e serviço. Como atividade lúdico-educativa, foi realizada no dia 23 de agosto de 2013, uma gincana para crianças e adolescentes DM1, promovida pelos alunos do PET e profissionais do CHDM. O evento contou com 12 participantes divididos em duas equipes observando a média de idade dos integrantes, e a realização de atividades como dinâmicas, jogos e peça de teatro,determinando o caráter educativo e descontraído do encontro. Todas as provas continham conteúdos educacionais, os quais envolviam alimentação saudável, aplicação de insulina, atividade física, dentre outros, que eram lidos por cada equipe, vencendo aquela de maior alcance na pontuação. Após distribuição de brindes, houve uma confraternização, com música e lanches diet, promovendo maior aproximação entre os usuários e organizadores. Ao final, a qualidade da atividade e as expectativas dos participantes foram avaliadas através de um questionário simplificado com sete (7) perguntas. Observou-se significativa aceitação e satisfação por parte dos integrantes. A efetivação dessa abordagem lúdica e interdisciplinar permitiu que os participantes tivessem a oportunidade de compreender seu estado de saúde, além de reforçar alguns aspectos quanto ao controle, tratamento e autocuidado. Robusteceu, no entanto, a importância de crianças e jovens diabéticos apresentarem um comportamento adequado com relação à doença e adesão ao tratamento, para viver essa realidade, mesmo que cercada por limitações, com prazer e qualidade de vida. |