Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3221

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniele do Carmo Eleto Hamadé
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Cristiane Almeida Menezes, Gisele Muniz de Andrade, Gustavo Henrique Silveira de Moraes, Maria Lúcya Braga Porfírio, Mônica Sabrina Ribeiro dos Santos, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, Tassiana Elena de Souza
Título Inserção de alunos do PET-Saúde na Estratégia Saúde da Família: visão sob a ótica dos Agentes Comunitários de Saúde
Resumo O atual perfil epidemiológico e o modelo assistencial vigente no país exige um novo reordenamento do processo de ensino-aprendizagem que supere o paradigma flexneriano, de um modelo saúde-doença uni causal e biologicista com pouca referência às dimensões social, psicológica e econômica da saúde. Pensando nisto, o Sistema Único de Saúde (SUS) implementou a Estratégia Saúde da Família (ESF), que demanda profissionais capacitados para as novas práticas de trabalho integral e interdisciplinares. No sentido de reformular a formação profissional com base nesses novos paradigmas, o Ministério da Educação deliberou novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação da área de saúde, tornando-se clara a necessidade de se formar profissionais com ênfase na Atenção Básica. Visando operacionalizar as DCN, os Ministérios da Saúde e Educação criaram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que prevê a inserção precoce de estudantes da área da saúde na Atenção Primária à Saúde (APS), bem como a integração ensino-serviço-comunidade a educação permanente do profissional do serviço e o desenvolvimento de pesquisas nesse campo de atenção. Na Universidade Federal de Viçosa o PET conta com estudantes de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição que estão inseridos em três ESF em Viçosa-MG. Na ESF, os estudantes realizam algumas atividades dentro e fora da unidade como visitas domiciliares, capacitações com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala de espera, feira de saúde e projetos de pesquisa. Considerando que o PET-Saúde é uma estratégia que foi planejada para auxiliar o reordenamento da formação acadêmica, torna-se importante avaliar a influência do programa e a inserção desses estudantes no serviço, na ótica de um dos atores envolvidos com quem os estudantes têm maior contato: o ACS. Neste sentido, o objetivo do trabalho é avaliar o PET a partir dos relatos dos ACS, na tentativa de aprimorar as atividades desenvolvidas e planejar futuras ações. Sobre quais são os objetivos do PET dentro da unidade, os ACS afirmam conhecê-los, porém nem todos sabem quais são as atividades e os projetos realizados pelos estudantes. A inserção dos estudantes foi avaliada como excelente ou boa, o mesmo foi observado quando se referiram a comunidade. Como sugestão de melhora, os ACS demonstraram grande interesse quanto às capacitações que são realizadas pelos estudantes e acreditam que as mesmas devem continuar. Tomar conhecimento da visão que os ACS têm do PET-Saúde e da inserção de estudantes na unidade foi de grande importância, e irá gerar discussões entre os membros da equipe a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado, a interação com a equipe de saúde, bem como novas propostas de trabalho. Neste sentido, torna-se claro que o PET-Saúde tem contribuído positivamente com a ESF e com a formação acadêmica, o que acorda com a proposta do programa.
Palavras-chave Estratégia Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Atenção Primária à Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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