Resumo |
O blog do PIBID foi criado em agosto de 2012 e configurado para receber as notícias e atividades desenvolvidas pelos 24 bolsistas atuantes em três escolas que participavam do PIBID, Escola Estadual Effie Rolfs, Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e Escola Estadual Raul de Leone. Esse espaço virtual foi pensado para funcionar como uma janela na qual os bolsistas saibam o que está acontecendo em cada escola, e em uma perspectiva maior, professores, estudantes e graduandos possam se espelhar nas atividades e projetos desenvolvidos e colocarem-nos em prática de acordo com a conjuntura que experimentam e/ou da maneira como julgam ser mais apropriadas. O blog ajuda vários professores a comporem e planejarem suas atividades. Ajuda também bolsistas e estagiários com ideias e metodologias que podem ser utilizadas em sala de aula. Há uma grande variedade de material já produzido, como relatos de experiência, projetos, análises de filmes, análises de fontes, notícias que possuem a educação como assunto principal, entre muitos outros. O público que o blog alcança é o mundo. Mais de 50 países já visitaram o blog ao menos uma vez, e o número de visualizações das notícias que produzimos cresce exponencialmente. Percebemos que com esse gradual aumento de visibilidade do blog, aumenta também nossa responsabilidade em divulgar cada vez mais notícias e atividades para ajudar e até mesmo estimular um professor a dinamizar mais suas aulas e torná-las melhores tanto para ele próprio, quanto em relação à receptividade dos alunos. O blog tem a função social de auxiliar as várias esferas do âmbito educacional a tomarem contato com o que é produzido em sala de aula. Essa oportunidade abre portas para que o bolsista teorize esse espaço em que acompanha diariamente, e essa reflexão é de suma importância uma vez que a escola é um espaço plural em que estamos inseridos e participamos do processo de ensino-aprendizagem. Já podemos perceber que alguns desses objetivos foram alcançados como chegar a lugares onde fisicamente nunca alcançaríamos, nossos debates e ideias circularam o Brasil e o mundo, e o nosso feedback é positivo uma vez que recebemos muitos e-mails pedindo mais informações, materiais e opiniões de como foi a implantação da atividade nesses ambientes. Para nós bolsistas, a experiência é impar, podermos aprender nosso “ofício” e ao mesmo tempo ensinar outras pessoas a pensarem criticamente e utilizarem novas metodologias no ensino de História. |