Resumo |
Grande parte do sistema de energia está exposta às intempéries da natureza: chuvas, descargas atmosféricas, umidade, sol, vento, etc.. Devido a esses fenômenos, as linhas de transmissão, por exemplo, sofrem tensão mecânica devido aos ventos, curtos-circuitos devido aos possíveis contatos com a vegetação, comprometimento às redes de distribuição quanto ao fornecimento de energia ou sobrecarregando outras linhas interligadas devido às descargas atmosféricas. Um projeto de sistema de energia robusto suficiente para resistir a esses fenômenos é muito oneroso, daí a necessidade de adotar um projeto mais simples, o qual necessita de manutenção preventiva constante, mas quando feito um balanço, é ainda mais viável quanto ao custo. Portanto é necessário que essa manutenção seja eficiente e que busque cada vez mais a qualidade de energia. O desenvolvimento do trabalho consiste em apresentar os conceitos envolvidos na filosofia de proteção, desenvolvimento de relés e uso de programas para simular os sistemas de proteção dos sistemas elétricos, através de ensaios e apresentação de formulários e relatórios buscando melhor performance do processo. Foram realizadas pesquisas sobre alguns equipamentos, principalmente relés, a fim de entender a sua estrutura, construção, funcionamento e aplicação, de forma a buscar uma forma eficiente de como poderiam ser instalados nos sistemas, bem como eles poderiam ser simulados através de programas (softwares) de computador. Além disso, houve um estudo aprofundado das interferências dos fenômenos naturais nas linhas de transmissão para adquirir conhecimento suficiente de quais equipamentos seriam mais eficientes para os sistemas de proteção. Feito isso será possível vincular a parte física dos sistemas com a parte de programas e assim poder realizar uma verificação eficiente da situação de cada equipamento e poder interferir na manutenção antes que estes apresentem falhas no funcionamento, fazendo assim com que não ocorra transtornos na transmissão de energia sendo então uma prestação de serviço de qualidade. |