Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3200

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, FUNARBE
Primeiro autor Murilo Patreze
Orientador GEICE PAULA VILLIBOR
Outros membros Bruno Cesar de Carvalho Tavares
Título Análise da influência da temperatura no desempenho uma transmissão continuamente variável aplicada à veículo baja
Resumo As Transmissões do tipo CVT (Transmissão Continuamente Variável) estão sendo cada vez mais utilizadas no meio automobilístico, devido à algumas vantagens em relação a transmissões escalonadas. Neste projeto, a CVT estudada foi a utilizada pela equipe UFVbaja, que consiste de um veículo projetado e construído pelos membros da equipe, estudantes de engenharia afim de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. O sistema de transmissão do veículo é composto por um motor Briggs & Stratton de 10HP padrão para veículos baja SAE, a CVT Polaris P90 como redução primária com faixa de variação 4,05:1 até 0,81:1 e uma caixa de engrenagens desenvolvida pela equipe com uma relação fixa de 6,4:1. Após alguns testes percebeu-se a perda de desempenho do veículo e constatou-se pela análise que estes fatores foram gerados pelo sistema de transmissão utilizado do tipo CVT. Neste contexto objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho da CVT em diferentes condições de temperatura e propor uma solução para sua proteção. Inicialmente, aferiu-se o torque máximo do conjunto motor-transmissão na saída da redução secundária do veículo, através de um dinamômetro do tipo “Freio de Prony”. Para isso aplicou-se carga máxima no acelerador e a partir daí aumentou-se o torque resistivo no tambor do dinamômetro até o motor do veículo apagar. Nesse momento então, o torque resistivo aplicado ao tambor igualou-se ao torque máximo do conjunto motor-transmissão do baja. Este torque foi aferido através de um conjunto de células de carga associadas a um módulo de aquisição de dados da National Instruments®. Para o teste, analisou-se inicialmente o veículo sem proteção alguma na CVT e, após, com uma proteção completamente selada, construída pela equipe UFVbaja, de fibra de carbono. Durante a análise de desempenho, foi averiguado a temperatura da CVT através da utilização de sensores termopares do tipo K, fixados pela parte de trás das polias, o mais perto possível conseguindo-se então uma relação entre a temperatura da CVT e a mudança de comportamento carro. Após a temperatura se estabilizar repetiu-se o teste várias vezes. Foi feito então, alguns levantamentos estatísticos para avaliar qual foi o real desempenho do protótipo, com e sem a proteção da CVT, para estimar qual a influência da temperatura no desempenho da transmissão. Em seguida, foi analisado quais são as possíveis e viáveis soluções para o projeto, desde que atendam ao Regulamento Baja SAE Brasil. Iniciou-se, em sequência, o modelamento da peça, já com material de fabricação previamente definido. Feito isso, finalmente iniciou-se a construção da proteção projetada. Finalmente, o veículo foi colocado à prova, colocou-se a proteção no protótipo da equipe, para novamente avaliar e discutir os resultados do projeto, através de uma repetição dos testes anteriores, porém com a nova peça projetada. Conseguiu-se assim aumentar o rendimento do veículo nas competições Baja SAE.
Palavras-chave dinamômetro, instrumentação, projeto de máquinas
Forma de apresentação..... Painel
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