Resumo |
A adoção de ferramentas gerenciais que auxiliem a gestão das empresas é fundamental para se obter melhor resultado. Os instrumentos de auxilio a gestão de custos, como os sistemas de custeio se torna mecanismo importante na geração de informações para a tomada de decisão, uma vez que permite mensurar e controlar os custos envolvidos no processo produtivo. Nas empresas familiares, onde muitas vezes a gestão não é profissionalizada, existe uma grande dificuldade de geração e captação de informações que subsidiem o processo de tomada de decisão, além de uma falta de planejamento financeiro, apuração e controle dos custos e o uso indevido dos recursos da organização. Neste sentido, este estudo tem por objetivo, analisar como as informações de custos são utilizadas nas práticas gerenciais de uma empresa de base familiar, situada na cidade de Viçosa, que atua no ramo alimentício. Especificamente, objetivou-se conhecer o processo produtivo da empresa e identificar a linha de produtos; compreender como é feito a alocação dos custos durante os processos e verificar se as informações de custos são utilizadas no processo de tomada de decisão. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, com abordagem qualitativa dos dados, utilizando como técnica de pesquisa a análise de campo e documental. A coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas, a partir de um questionário semi-estruturado com a auxiliar administrativa responsável pelo registro dos custos e com a proprietária da empresa, e por meio das planilhas de registro de custos. Após todas as análise feitas verificou-se que a empresa possui características marcantes de uma empresa familiar, já que falta estrutura administrativa sólida, as decisões são tomadas por intuição, falta de adequado controle dos gastos e há conflito de interesse entre os proprietários; o método de custeio utilizado é o custeio variável, embora a margem de contribuição não seja utilizada como informação estratégica; há dificuldades na separação entre custo, despesa e estoque; e os preços de vendas são formados apenas pela comparação com aquele praticado pela concorrência. Dessa forma pode-se concluir que apesar da empresa possuir registro dos custos, os dados não são lançados corretamente e não são feitas as análises dos mesmos, portanto, essas informações não são utilizadas nas práticas gerenciais da empresa. O que revela a carência de profissionalização dos gestores que preze não só por retornos financeiros, mas também pela sustentabilidade do negócio ao longo do tempo. |