Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3194

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Lucas Moreira Dias
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Jaqueline Miranda Barbosa
Título Intervenção psicomotora em aluno com Transtorno do Espectro Autista
Resumo Introdução: O transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por afetar a relação social, capacidade de comunicação e um padrão particular de comportamento, podendo ou não ser acompanhado de déficit intelectual. Objetivo: Avaliar os efeitos de atividades baseadas nos princípios da psicomotricidade sobre as dificuldades do aluno no dia-a-dia e proporcionar novas experiências motoras que, provavelmente pelas dificuldades apresentadas, não foram vivenciadas ao longo do seu desenvolvimento. Descrição das atividades: As intervenções, cuja duração foi de 50 minutos, foram realizadas semanalmente, com um sujeito de 23 anos diagnosticado com TEA , no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. As aulas foram ministradas por um acadêmico da Educação Física e englobavam atividades que buscaram melhorar o equilíbrio, a marcha,a utilização adequada de força dos membros superiores, a coordenação motora grossa e a fina. Foram desenvolvidos exercícios de flexibilidade, alongamentos, equilíbrio com prancha e trave de equilíbrio e caminhadas na pista de atletismo (400m). Após os atendimentos foram produzidos relatórios para análise posterior, e informações adicionais sobre o comportamento do aluno em ambiente domiciliar eram obtidas através de conversas com o responsável pelo sujeito ao final das aulas. O aluno apresentou melhora na coordenação motora grossa, equilíbrio e marcha. Coordenação motora grossa: A análise dos relatórios permitiu constatar o aumento na amplitude de alguns movimentos como elevação lateral dos braços, flexão de joelhos e flexão de tronco, além da realização de movimentos que não eram executados pelo aluno como estender os braços acima da linha dos ombros e melhora na utilização de força. Tais ganhos podem contribuir para o aluno realizar, com mais eficiência,atividades diárias como alcançar objetos que estejam altos e também, como por exemplo, mensurar força para erguer objetos. Equilíbrio: No início dos atendimentos o aluno apresentava dificuldade para se locomover na trave e se manter nas pranchas de equilíbrio, sendo que apoiava um dos membros superiores na parede. Atualmente já realiza o deslocamento na trave e permanece na prancha sem a necessidade de apoio. Tais ganhos podem contribuir para o aluno realizar melhor atividades diárias como: descer ou subir escadas. Marcha: Nos primeiros atendimentos o aluno apresentava disposição para realizar apenas uma volta na pista, mas ao longo dos atendimentos aumentou-se para duas voltas, além de iniciar, por alguns metros, a corrida. Atualmente o aluno já é capaz de executar três voltas na pista, duas caminhando e outra correndo ou trotando. Conclusão: Apesar da permanência da dificuldade de resposta oral, pode-se observar benefícios relativos à facilitação na execução de atividades de vida diária e melhoria na interação com o responsável pelas intervenções.
Palavras-chave Psicomotricidade, Autismo, Atividade física
Forma de apresentação..... Painel
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