Resumo |
Introdução: O transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por afetar a relação social, capacidade de comunicação e um padrão particular de comportamento, podendo ou não ser acompanhado de déficit intelectual. Objetivo: Avaliar os efeitos de atividades baseadas nos princípios da psicomotricidade sobre as dificuldades do aluno no dia-a-dia e proporcionar novas experiências motoras que, provavelmente pelas dificuldades apresentadas, não foram vivenciadas ao longo do seu desenvolvimento. Descrição das atividades: As intervenções, cuja duração foi de 50 minutos, foram realizadas semanalmente, com um sujeito de 23 anos diagnosticado com TEA , no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. As aulas foram ministradas por um acadêmico da Educação Física e englobavam atividades que buscaram melhorar o equilíbrio, a marcha,a utilização adequada de força dos membros superiores, a coordenação motora grossa e a fina. Foram desenvolvidos exercícios de flexibilidade, alongamentos, equilíbrio com prancha e trave de equilíbrio e caminhadas na pista de atletismo (400m). Após os atendimentos foram produzidos relatórios para análise posterior, e informações adicionais sobre o comportamento do aluno em ambiente domiciliar eram obtidas através de conversas com o responsável pelo sujeito ao final das aulas. O aluno apresentou melhora na coordenação motora grossa, equilíbrio e marcha. Coordenação motora grossa: A análise dos relatórios permitiu constatar o aumento na amplitude de alguns movimentos como elevação lateral dos braços, flexão de joelhos e flexão de tronco, além da realização de movimentos que não eram executados pelo aluno como estender os braços acima da linha dos ombros e melhora na utilização de força. Tais ganhos podem contribuir para o aluno realizar, com mais eficiência,atividades diárias como alcançar objetos que estejam altos e também, como por exemplo, mensurar força para erguer objetos. Equilíbrio: No início dos atendimentos o aluno apresentava dificuldade para se locomover na trave e se manter nas pranchas de equilíbrio, sendo que apoiava um dos membros superiores na parede. Atualmente já realiza o deslocamento na trave e permanece na prancha sem a necessidade de apoio. Tais ganhos podem contribuir para o aluno realizar melhor atividades diárias como: descer ou subir escadas. Marcha: Nos primeiros atendimentos o aluno apresentava disposição para realizar apenas uma volta na pista, mas ao longo dos atendimentos aumentou-se para duas voltas, além de iniciar, por alguns metros, a corrida. Atualmente o aluno já é capaz de executar três voltas na pista, duas caminhando e outra correndo ou trotando. Conclusão: Apesar da permanência da dificuldade de resposta oral, pode-se observar benefícios relativos à facilitação na execução de atividades de vida diária e melhoria na interação com o responsável pelas intervenções. |