Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3189

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ivan do Vale Ramalho Filho
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Outros membros Israel Lopes dos Santos
Título Um olhar sobre utilização da internet e suas ferramentas na educação escolar
Resumo Com o desenvolvimento da internet e seus componentes, têm ocorrido uma popularização de seus meios de comunicação, como o Facebook, Whatsapp, Gmail, Instagram, Skype, Goolgle, dentre outros. Porém, a utilização dos mesmos no processo educacional e na educação como um todo, ainda é uma grande incógnita para as instituições de ensino. Diante deste fenômeno, se faz necessário compreender como isto tem se dado e quais os incentivos e adequações por parte de instâncias competentes de dentro do Estado, para procurar inserir as escolas nesse contexto. Portanto, o presente trabalho pretende analisar a utilização das mídias digitais na educação, dando ênfase a internet e seus desdobramentos. Levando em consideração o processo de globalização e suas consequências, como uma sociedade informatizada, se faz necessário um olhar critico sobre o impacto destes fenômenos no processo educacional, além de uma análise das políticas publicas implementadas pelo Estado nas escolas, para incluí-las neste novo contexto. Também, nesta pesquisa, se fará um recorte específico da realidade da Escola Estadual Raul de Leoni, localizada na cidade de Viçosa, na intenção de identificá-la dentro desta realidade existente. Propostas de utilização de mídias digitais na educação têm surgido de forma significativa no território nacional devido à necessidade de se manter conectado na “rede” no cenário tecnológico atual. Partindo de uma perspectiva de que se faz necessário, para o professor, garantir uma participação dos estudantes e principalmente, criar um local de interação e troca de aprendizado, é possivelmente plausível considerar a utilização destas ferramentas digitais com a ambição de tornar o espaço da sala de aula mais convidativo e atrativo para os estudantes, assim como, garantir uma possibilidade de aprendizagem mais efetiva, fora dos padrões tradicionais instituídos formalmente nas escolas. É necessário também identificar propostas concretas por parte do Estado de inclusão das escolas públicas nesse cenário, através de treinamento de professores, fornecimento de equipamentos tecnológicos, garantindo uma tentativa de reforma no modelo de ensino tradicional que vigora nas escolas brasileiras a muito tempo.
Palavras-chave Educação, Escola, Internet
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.