Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3167

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Erika Toledo Ferraz
Orientador Marília Marota de Souza
Outros membros Laura Jovino Caneschi, Roseane Gonçalves da Silva
Título Violência de Alunos Contra Professores em uma Escola Pública Estadual de Visconde do Rio Branco – MG
Resumo A violência em escolas é tema que tem sido abordado no contexto educacional contemporâneo. Alunos, professores e demais componentes das instituições de ensino têm sido vítimas de atos agressivos alarmantes e, em algumas situações, levado à morte alguns de seus integrantes. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção docente sobre a incidência de violências física e verbal contra professores em uma instituição pública na cidade de Visconde do Rio Branco/MG. A coleta de dados utilizou questionário composto por 22 perguntas fechadas e uma aberta. As respostas às perguntas de natureza fechada foram organizadas e analisadas percentualmente, utilizando o programa Microsoft Excel for Windows, relacionando-as com autores como Dadoun (1998), Maffessoli (1987), dentre outros. Para a análise da pergunta aberta, destinada à identificação do conceito de violência, foi adotada a “Unidade Mínima Ideológica” (UMI). Esta pesquisa foi destinada a 14 (100%) professores de uma escola pública estadual de Visconde do Rio Branco - MG, dentre os quais 57,14% (8) compuseram a amostra, sendo 12,5% (1) do sexo masculino e 87,5% (7) do feminino. Na função docente 50% (4) atuam em mais de uma instituição, sendo 12,5% (1) professor em escola municipal, 1 em escola privada e 2 em estadual. Os conceitos sobre a violência tomam como base características físicas, verbais e não verbais, destacando: agressões físicas e verbais que são cometidas entre os seres humanos; falta ética de quem a comete. Ao serem indagados sobre a situação de violência vivenciada pelos professores, independentemente de terem ocorrido no ambiente escolar, 62,5 % (5) dos participantes afirmaram ter sofrido algum tipo de violência. A violência está presente no espaço escolar para 62,5% (5). Para 50% (4) dos docentes, a violência contra professores fora da sala de aula são presenciadas. Nessas situações fora de sala, 50% (4) intervieram comunicando à direção e 12,5% (1) tentou separar os envolvidos. 75% (6) afirmaram ter recebido insultos verbais de alunos fora da sala de aula e 87,5% (7) dizem não terem recebido atos físicos violentos fora da sala de aula. 50% (4) destacam que nunca ou raramente temeram por sua integridade ao repreenderem o agressor fora de sala, mas outros 50% (4) temem, às vezes ou sempre, por sua integridade. Ao repreenderem alunos, 87,5% (7) citam que não têm medo de sofrerem represálias posteriores. Quanto à violência dentro da sala de aula, 62,5% (5) afirmam que têm alunos considerados violentos e destes, 37,5% afirmam que já foram vítimas destes discentes. As violências ocorridas em sala são apontadas por 37,5% como Física e 50% como Verbal. Conclui-se que tanto a violência física, quanto a verbal estão presentes no ambiente escolar, sendo a incidência da verbal contra professores a mais frequente, e não menos violenta, que a física.
Palavras-chave Violência, Professores, Alunos.
Forma de apresentação..... Painel
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