Resumo |
A violência em escolas é tema que tem sido abordado no contexto educacional contemporâneo. Alunos, professores e demais componentes das instituições de ensino têm sido vítimas de atos agressivos alarmantes e, em algumas situações, levado à morte alguns de seus integrantes. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção docente sobre a incidência de violências física e verbal contra professores em uma instituição pública na cidade de Visconde do Rio Branco/MG. A coleta de dados utilizou questionário composto por 22 perguntas fechadas e uma aberta. As respostas às perguntas de natureza fechada foram organizadas e analisadas percentualmente, utilizando o programa Microsoft Excel for Windows, relacionando-as com autores como Dadoun (1998), Maffessoli (1987), dentre outros. Para a análise da pergunta aberta, destinada à identificação do conceito de violência, foi adotada a “Unidade Mínima Ideológica” (UMI). Esta pesquisa foi destinada a 14 (100%) professores de uma escola pública estadual de Visconde do Rio Branco - MG, dentre os quais 57,14% (8) compuseram a amostra, sendo 12,5% (1) do sexo masculino e 87,5% (7) do feminino. Na função docente 50% (4) atuam em mais de uma instituição, sendo 12,5% (1) professor em escola municipal, 1 em escola privada e 2 em estadual. Os conceitos sobre a violência tomam como base características físicas, verbais e não verbais, destacando: agressões físicas e verbais que são cometidas entre os seres humanos; falta ética de quem a comete. Ao serem indagados sobre a situação de violência vivenciada pelos professores, independentemente de terem ocorrido no ambiente escolar, 62,5 % (5) dos participantes afirmaram ter sofrido algum tipo de violência. A violência está presente no espaço escolar para 62,5% (5). Para 50% (4) dos docentes, a violência contra professores fora da sala de aula são presenciadas. Nessas situações fora de sala, 50% (4) intervieram comunicando à direção e 12,5% (1) tentou separar os envolvidos. 75% (6) afirmaram ter recebido insultos verbais de alunos fora da sala de aula e 87,5% (7) dizem não terem recebido atos físicos violentos fora da sala de aula. 50% (4) destacam que nunca ou raramente temeram por sua integridade ao repreenderem o agressor fora de sala, mas outros 50% (4) temem, às vezes ou sempre, por sua integridade. Ao repreenderem alunos, 87,5% (7) citam que não têm medo de sofrerem represálias posteriores. Quanto à violência dentro da sala de aula, 62,5% (5) afirmam que têm alunos considerados violentos e destes, 37,5% afirmam que já foram vítimas destes discentes. As violências ocorridas em sala são apontadas por 37,5% como Física e 50% como Verbal. Conclui-se que tanto a violência física, quanto a verbal estão presentes no ambiente escolar, sendo a incidência da verbal contra professores a mais frequente, e não menos violenta, que a física. |