Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3165

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isabela Pereira Vicente
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros DEBORA CARVALHO FERREIRA, Gabriela Freire Sader, Gisele Roberta Nascimento, Jardel Fellipe de Lima e Silva, Joselice de Souza Barbosa, Ramon Augusto Ferreira de Souza, Samuel Henrique Vieira Oliveira, Vanessa Vieira Coutinho
Título “Os Professores e a Transformação do Mundo”: o diálogo como tradutor de práticas pedagógicas transformadoras.
Resumo O presente trabalho é parte de uma ação coletiva proveniente das experiências adquiridas durante o Projeto Rondon, na Operação Guararapes, realizada pelos estudantes da Universidade Federal de Viçosa no município de Quipapá - Pernambuco. Foram desenvolvidas diversas atividades com a população, dentre elas a oficina “Os Professores e a Transformação do Mundo”. Trata-se de um relato de experiencia de uma proposta de trabalho com os agentes multiplicadores da cidade, tendo como púbico alvo os professores e gestores das diversas escolas do município, dispostos sempre em círculo para possibilitar que diálogo aconteça de forma satisfatória. Os objetivos propostos foram promoção de uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, bem como refletir sobre as ações educacionais desenvolvidas pelos docentes em suas realidades educacionais. Para isso, foram utilizados como interlocução para discussão três trechos audiovisuais do clássico filme “Sociedade do Poetas Mortos”. O longa apresenta um panorama tradicional da educação no fim da década de 1950, que propõe várias discussões sobre a área educacional. Os vídeos foram estrategicamente intercalados em uma metodologia que possibilitasse o diálogo e a troca de saberes entre as estudantes e o público alvo. Em um primeiro momento, as discussões giravam em torno das dificuldades que os professores enfrentavam durante o seu trabalho na escola, seja em sala de aula, seja na área administrativa da escola. Partindo então das narrativas que surgiam, o segundo vídeo era intercalado para demonstrar uma prática revolucionária e inovadora em meio à realidade local. A proposta nesse momento era uma roda de conversa, pautada nas metodologias diferenciadas que os docentes já utilizaram, com um olhar sempre voltado para a contextualização da realidade local, social e cultural dos estudantes atendidos pela determinada escola. Por fim, a oficina era finalizada com o último vídeo, contendo um resumo da história e um fechamento baseado na busca pela transformação do cenário educacional. A duração de cada oficina girava em torno de 90 a 120 minutos. Foram alcançados 109 professores de sete escolas do município, sendo três delas localizadas na zona rural da cidade, demandando esforços para alcançarmos seus professores e proporcionando diversos aprendizados, tendo em vista que as realidades da população rural diferenciam-se em diversos aspectos se comparadas com as escolas centrais. Portanto, os objetivos traçados para a realização desse trabalho foram alcançados com sucesso, proporcionando aos professores alcançados a oportunidade de se reunirem para discutir suas práticas, anseios e dificuldades, despertando neles um novo ânimo para lutar pela prática docente em que acreditam, bem como aos estudantes do Projeto Rondon o contato direto com o amor pelo educar em sua forma mais verdadeira.
Palavras-chave Projeto Rondon, formação de professores, prática pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
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