Resumo |
Os bolsistas do PIBID de História da Universidade Federal de Viçosa iniciaram suas atividades nas escolas contempladas pelo programa a partir do mês de março de 2014 e muito se conquistou desde então. O resumo aqui apresentado é referente às atividades dos universitários presentes na Escola Estadual Effie Rolfs sob a supervisão da professora Maria Alice Mota, que atuam desde o mês referido em reuniões para a discussão do planejamento escolar e no cotidiano das aulas das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio. O intercâmbio de saberes proporcionado pelo PIBID alcança tanto os bolsistas quanto a professora e os alunos; enquanto a educadora conta com a ajuda dos graduandos ao desenvolver projetos e atividades e para construírem maneiras dinâmicas e eficazes de se passar um conteúdo, os bolsistas aprendem lições importantes sobre o cotidiano nas salas de aulas. O trabalho conjunto desses dois elementos visam benefícios principalmente aos alunos escolares, portanto, muito se trabalha sobre a contextualização e problematização dos temas em sala de aula. Nosso intuito é fazer com que os estudantes aprendam não somente a refletir sobre determinado tema, mas a exercer um pensamento autônomo e crítico e argumentar sua posição sobre ele. Além disso, trabalhamos para construir a consciência de que os alunos são parte integrante do processo histórico de nosso país e devem se tornar participantes em nossa sociedade. O programa também trouxe resultados em termos de um melhor entendimento da disciplina História, pois, através de documentos cedidos pela direção da Escola Estadual Effie Rolfs, percebemos que o rendimento dos estudantes depois da introdução do PIBID, ou seja, desde o ano de 2013, cresceu. Essa melhora foi possibilitada devido a diversos fatores e podemos dizer que um deles foi a incorporações de novas perspectivas em certos tópicos. Em abril de 2014, por exemplo, os bolsistas que atuam nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, com o intuito de dinamizar a abordagem da Belle Époque e despertar o interesse dos alunos, apresentaram recortes do filme "Titanic" para evidenciar os contrastes da sociedade europeia entre finais do século XIX e início do século XX. Outro elemento que pode ser citado foi a novidade na abordagem de um conteúdo revisional sobre a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa para a turma do 9º ano; em junho de 2014, uma bolsista aplicou um jogo de perguntas e respostas, que continha um manual e recursos bônus próprios, para os alunos responderem questões sobre esses temas. As atividades citadas tiveram ótimos resultados: os alunos demonstraram entender os diferentes impactos dos avanços trazidos pela Belle Époque de acordo com a classe social de determinada porção da população e também expressaram curiosidade para entenderem a resposta correta das perguntas do jogo quando não as acertavam, interesse esse que criava uma maior abertura para a revisão dos conteúdos. |