Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3160

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Julia Severiano de Sousa
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros Cecília Carmanini de Mello, Marina Cardoso de Melo, Monalisa Aparecida do Carmo
Título PIBID História na Escola Estadual Effie Rolfs - considerações sobre a atuação dos bolsistas e suas práticas
Resumo Os bolsistas do PIBID de História da Universidade Federal de Viçosa iniciaram suas atividades nas escolas contempladas pelo programa a partir do mês de março de 2014 e muito se conquistou desde então. O resumo aqui apresentado é referente às atividades dos universitários presentes na Escola Estadual Effie Rolfs sob a supervisão da professora Maria Alice Mota, que atuam desde o mês referido em reuniões para a discussão do planejamento escolar e no cotidiano das aulas das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio. O intercâmbio de saberes proporcionado pelo PIBID alcança tanto os bolsistas quanto a professora e os alunos; enquanto a educadora conta com a ajuda dos graduandos ao desenvolver projetos e atividades e para construírem maneiras dinâmicas e eficazes de se passar um conteúdo, os bolsistas aprendem lições importantes sobre o cotidiano nas salas de aulas. O trabalho conjunto desses dois elementos visam benefícios principalmente aos alunos escolares, portanto, muito se trabalha sobre a contextualização e problematização dos temas em sala de aula. Nosso intuito é fazer com que os estudantes aprendam não somente a refletir sobre determinado tema, mas a exercer um pensamento autônomo e crítico e argumentar sua posição sobre ele. Além disso, trabalhamos para construir a consciência de que os alunos são parte integrante do processo histórico de nosso país e devem se tornar participantes em nossa sociedade. O programa também trouxe resultados em termos de um melhor entendimento da disciplina História, pois, através de documentos cedidos pela direção da Escola Estadual Effie Rolfs, percebemos que o rendimento dos estudantes depois da introdução do PIBID, ou seja, desde o ano de 2013, cresceu. Essa melhora foi possibilitada devido a diversos fatores e podemos dizer que um deles foi a incorporações de novas perspectivas em certos tópicos. Em abril de 2014, por exemplo, os bolsistas que atuam nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, com o intuito de dinamizar a abordagem da Belle Époque e despertar o interesse dos alunos, apresentaram recortes do filme "Titanic" para evidenciar os contrastes da sociedade europeia entre finais do século XIX e início do século XX. Outro elemento que pode ser citado foi a novidade na abordagem de um conteúdo revisional sobre a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa para a turma do 9º ano; em junho de 2014, uma bolsista aplicou um jogo de perguntas e respostas, que continha um manual e recursos bônus próprios, para os alunos responderem questões sobre esses temas. As atividades citadas tiveram ótimos resultados: os alunos demonstraram entender os diferentes impactos dos avanços trazidos pela Belle Époque de acordo com a classe social de determinada porção da população e também expressaram curiosidade para entenderem a resposta correta das perguntas do jogo quando não as acertavam, interesse esse que criava uma maior abertura para a revisão dos conteúdos.
Palavras-chave Effie Rolfs, docência, ensino
Forma de apresentação..... Painel
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