Resumo |
A subequipe de suspensão e direção do projeto UFVBAJA é responsável pelo projeto e construção do conjunto dianteiro e traseiro de suspensão, tal como o sistema direcional das rodas dianteiras do veículo. O objetivo de tais subsistemas é absorver vibrações provenientes do solo, visando o conforto do piloto e a estabilidade do protótipo; e direcionar o mesmo com suas características pré-definidas, respectivamente. A fase inicial do projeto envolve a decisão de quais tipos de sistemas a serem utilizados, levando em consideração a adaptação ao restante do veículo e seus outros subsistemas. A partir daí, iniciasse-se a modelagem no programa Solidworks®, realizando em seguida análises dinâmicas e simulações no Adams®, obtendo vários resultados úteis para a otimização do projeto. Na suspensão dianteira é adotado o tipo Duplo A, com molas helicoidais. Os braços de suspensão são produzidos em aço 1020 pela própria equipe, eles são ligados à gaiola por buchas de nylon e bronze. As mangas e cubos são usinados em alumínio. São utilizados terminais rotulares de linha aeronáutica. Os amortecedores e molas são dimensionados pela subequipe. Esse tipo de suspensão se apresentou muito viável pela relativa facilidade de fabricação e possibilidade de muitos ajustes, resultando numa boa resposta às manobras. A suspensão traseira é do tipo Eixo Oscilante, com molas helicoidais. O sistema é composto por semi-eixos que além de transmitir torque às rodas motrizes fazem a sustentação da suspensão, além das mangas, cubos e tirantes. Naturalmente, esse conjunto é considerável instável pela grande e constante variação de cambagem durante o curso da suspensão. Logo, esse tipo de construção foi adotado por sua característica sobre-esterçante, sendo muito interessante para a manobrabilidade do veículo nas circunstâncias que ele é exigido. O sistema de direção é chamado de pinhão/cremalheira, com todos os componentes projetados pela subequipe, com exceção ao click de encaixe do volante. A cremalheira e pinhão são fabricados em aço, tal como a coluna de direção. A caixa é feita em alumínio e usa rolamentos de especificação 6002z. O volante foi manufaturado em honeycomb e revestido em fibra de carbono, resultando em uma peça leve e resistente. O dimensionamento da relação de direção foi obtido através de cálculos considerando uma força máxima de esterçamento confortável para uma pessoa do gênero feminino, além disso, o ângulo máximo de giro do volante é de 90°, que, em conjunto com a geometria Ackermann resultou em uma dirigibilidade agressiva, condizente com o protótipo baja. Novos estudos estão sendo desenvolvidos para obtenção de dados para o aperfeiçoamento do conjunto e validação de modelos matemáticos, a exemplo da realização de experimentos utilizando acelerômetros e extensômetros. A partir dos dados coletados a subequipe trabalhará em busca do desenvolvimento contínuo, visando o aprendizado dos membros e elevar a competitividade da equipe. |