Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3158

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Gestão de processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ricardo Anderson Pereira de Souza
Orientador ADRIANA FERREIRA DE FARIA
Outros membros Marcos Fernandes de Castro Rodrigues
Título Implantação de um Sistema de Gestão da Inovação na empresa de base tecnológica Energética
Resumo A Gestão da Inovação tem sido constante objeto de pesquisa devido à sua capacidade de reunir informações internas e externas a fim de propiciar um ambiente adequado à geração de ideias, produtos e processos inovadores, de forma constate. A gestão da inovação nas organizações deve ser um processo sistêmico e planejado. A grande dificuldade para a maioria das empresas não é necessariamente desenvolver o produto novo, mas estabelecer quais produtos deverão ser desenvolvidos num contexto estratégico. Nesse sentido, diversas ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar a empresas no planejamento estratégico de seus produtos, como: gestão de portfólio, Roadmapping, Análise SWOT e outras, tanto ao nível de projeto quanto ao nível de processo. Também, para a inserção de novos produtos no mercado, é necessário um estudo de viabilidade, contendo análise de mercado, avaliação do negócio e pessoal envolvido, caracterização do produto e da tecnologia em estudo, entre outros. O estudo possibilita uma visão holística sobre fatores influenciados e influenciadores referentes ao produto, auxiliando no planejamento da rota tecnológica a ser seguida pela empresa. Dessa forma, procedeu-se à elaboração do “Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e de Impactos Ambientais e Sociais – EVTECIAS” para um produto inovador da empresa em estudo. A coleta de informações foi feita principalmente através da pesquisa de dados secundários e do contato com o empresário. Foi realizada a caracterização da tecnologia, o levantamento da equipe empreendedora envolvida no projeto e a análise do mercado e negócio. Devido ao caráter inovador do produto, foi encontrada significativa dificuldade na obtenção de diversos dados. Como o produto encontra-se em fase de testes do protótipo da tecnologia a ser utilizada, informações como o processo produtivo a ser utilizado para a produção em escala, projeções econômicas e financeiras e estratégias de comercialização ainda não estavam disponíveis. Também foram aplicados o TRM e a Análise SWOT. As ferramentas mostraram-se adequadas aos propósitos estabelecidos.
Palavras-chave Inovação tecnológica, estudo de viabilidade, gestão da inovação.
Forma de apresentação..... Painel
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