Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3157

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão financeira, marketing e empreendedorismo
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Andréia de Fátima Hoelzle Martins
Orientador TELMA REGINA DA COSTA GUIMARAES BARBOSA
Título Campanha Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama: estudo de seus parâmetros de produção e resultados à luz do marketing social
Resumo Promovida pelo governo federal e parte do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, a campanha de marketing social “Outubro Rosa” é o objeto de discussão do estudo. A campanha incentiva à prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a doença mais comum na mulher brasileira. Visto que se detectado precocemente este câncer tem alta potencialidade de cura, o controle de sua incidência tornou-se prioridade do governo federal, que incentiva os cuidados com a saúde através das técnicas de marketing social. No entanto, apesar do alto investimento em comunicação, as taxas de mortalidade por câncer de mama permanecem altas, o que indica a necessidade de uma avaliação, não só para justificar os gastos públicos, mas também para oferecer subsídios para melhorar as próximas campanhas. Assim, mensurou-se o potencial da campanha em Viçosa-MG a partir dos seus parâmetros de produção e resultados (alicerçados no levantamento do vínculo estabelecido entre a campanha e seu público-alvo antes e depois de suas ações). Para isso, o estudo baseou-se nos métodos de coleta de dados documental e de levantamento, a partir de entrevista informal e aplicação de questionários. Com base na análise das peças publicitárias produzidas pela campanha e do conhecimento a respeito do quanto esta tem sido eficiente para informar e mobilizar as mulheres, constatou-se que a campanha Outubro Rosa utiliza de técnicas de comunicação adequadas e é capaz de informar e lembrar as mulheres sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, formando um público legitimador. Os resultados apresentam a adoção do comportamento indicado entre as entrevistadas, mesmo antes do início da campanha. A adoção de comportamentos preventivos não se deve somente à comunicação, mas principalmente à atuação dos profissionais de saúde em forma concomitante com as ações da campanha, que auxiliam diretamente as mulheres para a adoção do comportamento. Desta forma, destaca-se a importância das ferramentas do marketing social para influenciar os comportamentos e entende-se que é essencial avaliar e monitorar as campanhas de promoção de saúde de modo a verificar sua eficiência em lembrar e informar o público, mas estas ações só são concretizadas em mudanças de comportamentos quando estão condizentes ao funcionamento do sistema de saúde, que deve acompanhar as ações e contribuir para gerar a adoção do comportamento desejado.
Palavras-chave Outubro Rosa, Comunicação em Saúde, Marketing Social
Forma de apresentação..... Painel
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