Resumo |
Promovida pelo governo federal e parte do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, a campanha de marketing social “Outubro Rosa” é o objeto de discussão do estudo. A campanha incentiva à prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a doença mais comum na mulher brasileira. Visto que se detectado precocemente este câncer tem alta potencialidade de cura, o controle de sua incidência tornou-se prioridade do governo federal, que incentiva os cuidados com a saúde através das técnicas de marketing social. No entanto, apesar do alto investimento em comunicação, as taxas de mortalidade por câncer de mama permanecem altas, o que indica a necessidade de uma avaliação, não só para justificar os gastos públicos, mas também para oferecer subsídios para melhorar as próximas campanhas. Assim, mensurou-se o potencial da campanha em Viçosa-MG a partir dos seus parâmetros de produção e resultados (alicerçados no levantamento do vínculo estabelecido entre a campanha e seu público-alvo antes e depois de suas ações). Para isso, o estudo baseou-se nos métodos de coleta de dados documental e de levantamento, a partir de entrevista informal e aplicação de questionários. Com base na análise das peças publicitárias produzidas pela campanha e do conhecimento a respeito do quanto esta tem sido eficiente para informar e mobilizar as mulheres, constatou-se que a campanha Outubro Rosa utiliza de técnicas de comunicação adequadas e é capaz de informar e lembrar as mulheres sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, formando um público legitimador. Os resultados apresentam a adoção do comportamento indicado entre as entrevistadas, mesmo antes do início da campanha. A adoção de comportamentos preventivos não se deve somente à comunicação, mas principalmente à atuação dos profissionais de saúde em forma concomitante com as ações da campanha, que auxiliam diretamente as mulheres para a adoção do comportamento. Desta forma, destaca-se a importância das ferramentas do marketing social para influenciar os comportamentos e entende-se que é essencial avaliar e monitorar as campanhas de promoção de saúde de modo a verificar sua eficiência em lembrar e informar o público, mas estas ações só são concretizadas em mudanças de comportamentos quando estão condizentes ao funcionamento do sistema de saúde, que deve acompanhar as ações e contribuir para gerar a adoção do comportamento desejado. |