Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3149

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBEX Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor ANDRESSA MENDES DE SOUZA
Orientador SEVERINA SARAH LISBOA
Outros membros ADALBERTO SALES MIRANDA JUNIOR, LIVIA PEREIRA DE SOUZA, LUÍSA HENRIQUES DE OLIVEIRA, MARIA EDUARDA VIEIRA MEDINA, STELLA FAUSTINO PINTO PESSOA, TIAGO DE JESUS OLIVEIRA
Título O COLUNI vai às escolas
Resumo O presente projeto de extensão direciona atividades a serem desenvolvidas no sentido de atuar sobre dois problemas principais identificados: a) falta de motivação dos estudantes de escolas públicas em relação à importância de adquirirem conhecimentos e investirem na vida acadêmica, repercutindo também em falta de perspectiva em relação ao futuro e b) presença de poucos alunos matriculados no COLUNI que sejam oriundos de escolas públicas, principalmente de Viçosa. Sendo assim, o projeto apresenta como objetivos centrais melhorar a perspectiva dos estudantes para a aquisição do conhecimento visando estimulá-los ao estudo e à busca por um futuro melhor. Objetiva-se também estimular os alunos a estudarem para o exame de seleção do COLUNI, visando aumentar a representatividade de alunos de escolas públicas de Viçosa no Colégio de Aplicação da UFV. Para dar início às atividades do projeto, foi composta uma equipe de trabalho que conta com a participação de uma bolsista, da orientadora do projeto e de outros estudantes voluntários COLUNI. A seguir foram realizadas iniciativas para compreender a realidade das escolas públicas no que se refere à falta de motivação dos estudantes em relação à importância de adquirirem conhecimentos e investirem na sua vida acadêmica, o que se deu através de conversas entre os componentes da equipe de trabalho e de leituras de textos sobre o assunto. Foi também realizado contato telefônico com as escolas públicas de Viçosa, a fim de identificar a possibilidade de serem incluídas como participantes do projeto. Buscou-se também identificar o interesse das escolas em se envolverem no projeto, que serão contatadas no devido momento a fim de proceder à organização das oficinas. Na organização das atividades realizada a seguir foi sistematizada a programação de cada oficina e os detalhes de sua realização. Como implementação do projeto foram realizadas oficinas piloto na Escola Estadual Alice Loureiro para verificar as possíveis adequações necessárias a fim de alcançar o objetivo de melhorar a perspectiva dos estudantes em relação à aquisição do conhecimento e à busca por um futuro melhor, além de, também, estimular os alunos a estudarem para o exame de seleção do COLUNI. A escola foi selecionada após manifestação de interesse por parte da supervisora e disponibilização do espaço e infraestrutura adequada para realização das oficinas que ocorreram no dia 19 de maio de 2014, com participação de duas turmas do oitavo ano do turno da tarde, sendo desenvolvidas em horários consecutivos em cada turma. O primeiro horário foi utilizado para desenvolver em sala de aula as atividades teóricas previstas e o segundo horário foi utilizado para desenvolvimento de atividades práticas no laboratório de ciências e no pátio da escola. A seguir o projeto tratará de realizar as alterações necessárias no programa das oficinas e reproduzi-las nas demais escolas, além de avaliar seus resultados.
Palavras-chave Motivação, conhecimento, escolas públicas
Forma de apresentação..... Painel
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